Câmara trabalhará em mutirão contra a Dengue no sábado

Representantes da defesa civil e 6ª coordenadoria regional da saúde estiveram reunidos nesta quarta-feira (27) com o presidente da câmara de vereadores Anselmo Britzke, Gauchinho, a fim de conseguir apoio na conscientização  contra o mosquito da dengue. Este mesmo encontro ocorreu na prefeitura municipal, onde os representes da secretaria estadual da saúde expuseram a preocupação de uma possível epidemia no município.

No encontro o major Jamir Lago da Defesa Civil estadual convidou o presidente e os demais vereadores para uma ação que acontecerá no sábado, às 08 horas da manhã no bairro Oriental e região.  O bairro é uma das principais preocupações da secretaria de saúde, pois é onde concentra maior índice de larvas. Por esse motivo haverá essa mobilização em parceria com os poderes Executivo e Legislativo, a fim de conscientizar a população dos riscos que o mosquito traz a todos.

A comitiva sairá da praça Albino Hillebrand e seguirá até o bairro para realizar o trabalho de conscientização. Para atuar, foram convidados todos os vereadores para que possam estar junto à comunidade fazendo o papel de fiscalizador. Foi solicitado também pelo Major Lago que todos os vereadores atuem como propagadores em seus bairros de origem, orientando a comunidade local de como agir e a importância de prevenir que o mosquito se procrie.

Os representantes da  6ª Coordenadoria, comentaram da dificuldades que a entidade têm junto ao município de Carazinho. Onde há muito tempo são cobradas medidas eficazes, mas até o momento pouco foi feito para a prevenção. Segundo os técnicos, de acordo com o número da população deveria haver 30 agentes trabalhando nas ruas, bem diferente da realidade que é apenas 16. O delegado regional Douglas Kurtz e o delegado adjunto Luiz Fabrício Scheis relataram que a dois anos é cobrada uma legislação municipal em função da dengue e o material não foi feito até o momento. Esses fatores que preocupam a secretaria estadual e saúde e fez com que houvesse essa procura deles até Carazinho, para que haja maior comprometimento dos órgãos públicos.

Os técnicos da saúde do estado esclareceram que o risco de contaminação no município é muito grande, por o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa no último mês apresentou 7%, sendo que inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias , de 1% a 3,9%: estão em situação de alerta e superior a 4%: há risco de surto de dengue (casa do município).

Após a conversa, o presidente da câmara se colocou à disposição da secretaria e confirmou que estará no sábado junto com toda a equipe da saúde fazendo essa fiscalização casa por casa. Também se comprometeu em convidar todos os demais vereadores para que participem dessa ação de conscientização.