Lideranças doam livros para a Câmara Cidadã Romeu Scaglia Barleze

A partir de 2016 estará disponível à comunidade carazinhense um novo ambiente voltado à cultura, através da biblioteca denominada Romeu Scaglia Barleze da câmara de vereadores, funcionamento junto a Câmara Cidadã. Nesta quarta-feira (30) lideranças políticas fizeram a doação de alguns livros voltados a política que ficarão disponíveis a população que deseja se aprofundar no assunto.

A iniciativa partiu do vereador Orion Albuquerque, aonde desde o início deste ano vem trabalhando na montagem da biblioteca a fim de disponibilizar um local também de conhecimento a vida política. Com o falecimento de Romeu Barleze, o vereador fez um projeto e lei no mês julho denominando a Câmara Cidadã com o nome de Barleze, sendo este um reconhecimento ao pedetista que teve uma grande história ao lado de Brizola e conhecedor da história política brasileira.

Com a aprovação do projeto, iniciou-se a reformulação da Câmara Cidadã Romeu Scaglia Barleze com a aquisição de móveis novos e prateleiras para que acomodassem os livros. Depois de finalizada a montagem, o vereador Orion buscou pessoas ligadas à política, como ex vereadores, e solicitou a doação de alguns livros que tratem do assunto para que fiquem disponíveis a comunidade.

Um ato simbólico de doação dos livros ocorreu nesta quarta para reconhecer as pessoas que de alguma forma estão colaborando para que a biblioteca ofereça um despertar para á vida pública. Para Orion, esta é a oportunidade dos jovens se aprofundarem na política e se colocarem à disposição da comunidade para trabalhar. “Precisamos de bons políticos e para que isso ocorra, é necessário que haja conhecimento na área para que tenhamos bons representantes no futuro”.

O empréstimo de livros ainda não está disponível, pois estuda-se a forma em que este será realizado, contudo, as pessoas que possuem acervo e queiram colaborar na construção do acerto na Câmara basta procurar o poder Legislativo e comunicar o interesse.

Breve currículo de Romeu Braleze:

O jornalista, ex-vereador e ex- suplente de Deputado Estadual pelo PTB, Romeu Barleze foi um dos organizadores do Partido Democrático Trabalhista - PDT no Estado do Rio Grande do Sul, além de fiel escudeiro de Leonel de Moura Brizola. Um homem de prestígio público, conhecido pela sua ética e também honradez. Apaixonado por política e destaque no Movimento da Legalidade em 1961. Esteve asilado no Uruguai durante a ditadura militar. Participou ativamente da comunidade carazinhense, tendo sito Presidente do Aeroclube de Carazinho por 10 anos, Presidente do Hospital de Caridade de Carazinho também por 10 anos. Foi responsável pela criação da FUNDESCAR que foi constituída com o intuito de salvar o patrimônio esportivo e cultural do município.

Responsável também pela criação da FUNDETEC que proporciona o funcionamento do Centro Municipal de Educação Profissional - CMEP e que hoje recebe o nome também de Leonel de Moura Brizola. Foi delegado do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) ao qual filiou-se para seguir a linha ideológica da Social Democracia que tem seus fundamentos no pensador político Alberto Pasqualini, mantendo.se coerente com as idéias que sempre pautaram suas ações. Foi um grande cidadão carazinhense e recebeu a homenagem de Cidadão Emérito de Carazinho em 2009.