Mesa diretora reúne entidades que receberão auxílio financeiro

A mesa diretora da Câmara de Vereadores reuniu nesta segunda-feira (14) todas as entidades que protocolaram ofício no Legislativo solicitando auxílio financeiro nas mais diversas áreas. A reunião foi coordenada pelo presidente Paulino de Moura que informou como será realizado o repasse e quais os valores que cada uma irá receberá.

De início Paulino de Moura informou que o repasse está acertado com o prefeito que receberá nesta semana a sobra da Câmara, contudo, se comprometeu em atender as sugestões dos vereadores. Por esse motivo, até às 14 horas de hoje todas as entidades deverão protocolar um novo documento na câmara e este será entregue ao prefeito para que elabore o projeto de concessão do recurso.

Os valores que deverão ser repassados são: R$ 15 mil a Câmara dos Dirigentes Lojistas, R$ 10 mil a Associação Carazinhense de Proteção aos Animais – ACAPA, R$ 10 mil a Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis, R$ 4 mil para o CTG Unidos pela Tradição Riograndense, R$ 5 mil para Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion – Serfo e de R$ 10 a R$ 15 mil para a secretaria municipal de saúde para compra de exames. O restante, que calcula-se em R$ 30 mil deverá ser repassado para a aquisição de câmeras de videomonitoramento.

O vereador Anselmo Britzke esteve presente na reunião e comentou outros repasses feitos pela Câmara como 6 mil para o IML, cerca de 400 mil ao HCC, complemento para o salário dos servidores públicos, 2 mil ao CTG Rincão Serrano, Fundescar e 3 mil para a Sercesa. Contudo destacou que para 2016, o orçamento da Câmara não será de 5%, como tinha sido acordado, e sim de 4,2%, “abrimos mão de 1 milhão de reais e solicitamos que esse dinheiro seja investido na aquisição de contêineres e para o término da creche Padre Gildo” informou Gauchinho.

O vereador Alaor Tomaz esteve representado pelo seu assessor Jareston Cabral que destacou que isso foi possível, pois os vereadores tiveram o papel de intermediadores. Para o próximo ano os valores repassados serão reduzidos para o Legislativo o que impossibilitará que entidades que muitas vezes não conseguem receber através da prefeitura fiquem sem auxílio. “Muitas vezes somos criticados porque pegamos um valor maior do Executivo, mas na verdade estamos devolvendo esse dinheiro à comunidade através de vocês, como entidades” esclareceu.