Vereadores entregam prêmio Zumbi dos Palmares

Foram aprovados os três projetos colocados em votação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última segunda-feira. Ao todo foram três projetos aprovados, o primeiro deles PL  111/15 que autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento corrente e transferência de recurso orçamentário do Legislativo para o Executivo. Esse acontece em virtude da concessão de auxílio financeiro ao Sercesa Sociedade Esportiva e Recreativa, através do Projeto de Lei nº 110/15, também votado na segunda. Com isso, será repassado ao Sercesa o valor de R$ 3.000,00 destinado para custear despesas para a participação das categorias de base da entidade na 15ª Copa Sulbrasileira de Futsal, a realizar-se de 03 a 06 de dezembro de 2015, em Balneário Camboriú/SC.  Outro projeto aprovado foi o PLL 039/15, de autoria do vereador Erlei Vieira revoga o parágrafo 6º do art. 192 da Lei Complementar n° 176 de 2013, que trata do Código de Obras e edificações do Município de Carazinho.

Durante a sessão ordinária houve a presença do suplente de vereador João Carlos Ervite da Silva, substituindo Daniel Weber que justificou motivos particulares. Acompanharam a sessão também os alunos da Escola Marquês de Caravelas que estão estudando sobre o dia da Consciência Negra e por isso prestigiaram a sessão que teve a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares. A Escola Estadual de Educação Profissional  de Carazinho  - EEPROCAR. Também acompanhou a  reunião ordinária e foi homenageada pelo vereador Paulino de Moura pelo trabalho prestado na comunidade.

Prêmio Zumbi dos Palmares:

O homenageado como pessoa física foi Jonson de Carvalho Custódio, indicado pela Fundescar. Ele é professor e psicólogo, brasileiro, casado, nascido em 18.09.1962, residente nesta cidade, e  desempenha suas atividades educacionais no Instituto Educacional Cruzeiro do Sul – Escola Oniva de Moura Brizola e Escola Estadual Paulo Frontin. O indicado há anos é ligado à área esportiva e cultural do Município, fazendo trabalho Social e de psicologia, gratuitamente, em toda cidade – clubes, entidades, famílias.

Já a empresa que recebeu o prêmio foi o Supermercado Economia, representado no ato por Paulo Zanferrari, por atender o requisito de ter em seu quadro de funcionários 20% (vinte por cento) de funcionários negros.

A honraria é concedida a pessoas que em relação às pessoas negras, se destacarem:  na defesa dos direitos humanos, da cidadania e das garantias sociais; no combate à discriminação e ao preconceito racial;- na defesa da promoção da vida e dignidade humana; na defesa da transformação e evolução das relações de trabalho.

Segundo a Lei a indicação dos homenageados com a honraria "Prêmio Zumbi dos Palmares" é realizada pelas entidades e grupos do Movimento Negro contendo um histórico ou biografia da pessoa física e jurídica agraciada, com os documentos que motivaram a concessão da honraria. A pessoa jurídica indicada deverá possuir no quadro de funcionários, 20% (vinte por cento) de funcionários negros.