Vereadores participam de carta reivindicando coleta de sangue em Carazinho

Será entregue nesta quarta-feira (18)  o ofício a 6ª Coordenadoria Estadual de Saúde solicitando a vinda da unidade móvel de sangue para o município de Carazinho. O documento foi assinado pelos vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno, secretário municipal de saúde João Hartmann, diretora técnica da saúde Letícia de Oliveira e administrador do HCC Felipe Sohne.

O documento visa mostrar o interesse do município em criar o hábito da doação de sangue. De acordo com dados levantados pela secretaria municipal de saúde, atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice.

A elaboração desse documento se deve a uma solicitação da própria coordenadoria para que possa ser estudada a possibilidade de deslocamento mensal da unidade móvel do hemocentro até Carazinho. Sendo assim, havia sido firmado um compromisso entre as partes interessadas secretaria municipal de saúde, câmara de vereadores e HCC onde o secretário João Hartmann fará a entrega do documento. Neste está exposto as intenções do município na vinda da unidade a Carazinho.  Estuda-se também a possibilidade de buscar apoio dos municípios que fazem parte da região, pois também serão beneficiados se a coleta puder ocorrer mais próximo deles.

Para os vereadores Daniel Weber e Estevão De Loreno a carta é uma forma de chamar a atenção das autoridades regionais do interesse dos representantes do município com a instalação da unidade.

Carta na ítegra:

“Ao cumprimentá-lo cordialmente, viemos por meio deste, solicitar o apoio para o

Município de Carazinho em trazer a unidade móvel para doação de sangue uma vez que nossa cidade possui mais de 60 mil habitantes e o deslocamento até a cidade mais próxima que é Passo Fundo às vezes é inviável a muitas pessoas, esta solicitação vem ao encontro da necessidade que se percebe em relação à doação de sangue onde muitas pessoas ainda desconhecem sua real importância. É preciso criar o hábito de doar. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha para aumentar este índice.

Diante da importância que se percebe a Câmara de Vereadores representada pelos Edis, Daniel Weber e Estevão De Loreno juntamente com a Secretária Municipal de Saúde e Hospital de Caridade de Carazinho estão se colocando a disposição para auxiliar no  que for necessário, para que a Unidade Móvel se faça presente uma vez ao mês ou quinzenalmente para coleta de sangue, salientando que Carazinho no âmbito Hospital de Caridade é referencia para uma micro região no qual é formada por seis Municípios e esses também utilizarão este momento para fazer sua doação, aumentando assim o estoque de sangue para nosso Hospital. Futuramente gostaríamos de um apoio da FEPPSlHEMORGS com a intenção de trazer ao nosso Município um posto efetivo para coleta de sangue, devido a nosso número de habitantes e também por sermos a referencia de outros seis municípios e pela preocupação que temos para que nossos hospitais estejam sempre com saldo positivo de sangue.”