Vereador se mobiliza para manutenção do IML em Carazinho

O vereador Orion Albuquerque protocolou na prefeitura municipal uma carta ao prefeito municipal Renato Süss solicitando para que ele tomasse medidas para evitar que o Departamento Médico Legal de Carazinho – IML. A informação que de o IML estaria encerrando as atividades no final deste mês partiu do Governo do Estado, decisão esta que prejudica o município, já que serviços como necropsias, exames de lesão corporal em vítimas de violência doméstica – como as da Lei Maria da Penha –, de lesão de acidentes de trânsito, de estupro, coleta de material genético para exames de DNA, exumações de cadáveres, entre outros serviços deverão ser transferidos para Passo Fundo.

Confira na íntegra a carta que foi encaminhada ao prefeito municipal:

Carazinho, 13 de novembro de 2015

Excelentíssimo Prefeito Municipal Renato Suss

Vimos, por meio desta, solicitar ao prefeito que utilize de todos os meio legais e políticos para manter em atividade o posto de Carazinho do Departamento Médico Legal (DML) do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Recebemos a informação de que, por decisão do Governo do Estado, o posto local encerrará os seus serviços no dia 30 de novembro, sendo transferida para Passo Fundo toda a demanda que cabia à nossa cidade.

Atualmente, o DML de Carazinho funciona junto ao CEM, contandocom dois médicos legistas, o Dr. Roberto Pontes e o Dr. Alfeu Rene W. Couto, e atendendo17 municípios da região.

É pelo DML de Carazinho que são realizadas as necropsias, exames de lesão corporal em vítimas de violência doméstica – como as da Lei Maria da Penha –, de lesão de acidentes de trânsito, de estupro, coleta de material genético para exames de DNA, exumações de cadáveres, entre outros serviços.

Com o fechamento do posto de Carazinho e transferência dos peritos para Passo Fundo, todos os procedimentos deverão ser encaminhados para o município vizinho, fato que comprometerá o andamento dos serviços da polícia judiciária.

Além disso, a necessidade de deslocamento a Passo Fundo para se obter a prestação dos serviços competentes ao DML certamente vai afastar muitas vítimas, de diversos crimes e violências, da realização dos exames, dificultando trabalhos de investigação e aumentando a impunidade e a criminalidade em nossa região.

A demora no atendimento das necropsias também preocupa, visto que o provável atraso na liberação de cadáveres, para a realização do velório e enterro, aumentará a agonia e o sofrimento das famílias envolvidas, em um momento de já natural dor e fragilidade.

Pedimos ao excelentíssimo prefeito que contorne a situação para o bem de toda a comunidade.

Atenciosamente.

Vereador Orion Albuquerque