Presidente explica sobre funcionamento da Câmara

Na manhã desta quina-feira (05) representante de entidades de classe que participaram da entrega da carta aberta aos vereadores no final do mês de outubro foram convidados pelo presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura para conhecerem a estrutura e funcionamento do Legislativo carazinhense.

A visita iniciou pela sala da presidência, onde Paulino esclareceu que a intenção de chamá-los até a Câmara era de mostrar que atualmente o poder está trabalhando dentro do que reivindica a carta. Uma apresentação de cada setor e número de servidores serviu para demonstrar que não há excesso no número de cargos e sim o necessário para que a Câmara funcione no atendimento a comunidade.

Quanto à divulgação de relatórios de viagens foi apresentada aos presentes a forma de divulgação no site, os conteúdos disponíveis, todos dentro das solicitações do Tribunal de Contas. Uma sugestão dada pelo grupo é de disponibilizar um link para cada vereador divulgando as notas por ele apresentada, junto aos relatórios. Esta será estudada para implantação no site.

A redução do número de vereadores foi descartada pelo presidente, visto que essa decisão foi unânime na reunião feita com os 13 no gabinete da presidência na última semana. Da mesma forma, os membros das entidades concordaram que a redução fere o princípio da democracia, contudo, defenderam a redução de gastos.

Nesse sentido o presidente também destacou a diminuição nos valores das diárias, feito através de um projeto de lei que já está vigendo. Contudo, não descartou a possibilidade de novas alterações que serão trabalhadas junto aos demais vereadores da casa.

A grande discussão foi sobre o orçamento da casa, onde o setor de contabilidade questionou que tipo de cálculo foi feito para chegar aos 2% do orçamento solicitado na carta aos vereadores. Nesse sentido apresentou um cálculo em cima do orçamento total, onde a câmara tem uma projeção de gastos até o final deste ano de 2,13%. A resposta da carta será entregue na terça-feira a pessoas ligadas ao movimento.