Vereadores recebem carta com reivindicações da comunidade

Os 13 vereadores que compõe a Câmara de Vereadores de Carazinho se fizeram presentes uma reunião mobilizada por membros de entidades de classe e sociedade civil. O evento ocorreu no salão social ACIC/CDL onde reuniu diversas pessoas da comunidade. Na oportunidade foi entregue aos vereadores a “Carta aberta aos vereadores de Carazinho” com seis reivindicações, dando prazo de 15 dias para resposta e concretização das mudanças.

Inicialmente a carta foi lida pelo empresário Sidnei Olavo Meyer, onde destacou que esta é uma iniciativa da sociedade civil que visa manifestar o posicionamento em relação aos gastos do dinheiro público por parte do Legislativo. Em seguida listou as reivindicações: Que as despesas da câmara de Vereadores em 2016 não ultrapassem os 2% do orçamento; Redução de pelo menos 20% no úmero de cargos comissionados; pagamento de diárias somente por ressarcimento mediante comprovante e com valor fixado em teto anual, sem possibilidade de acréscimo; os comprovantes de gastos em viagens sejam disponibilizados no site da Câmara de Vereadores com identificação do vereador, bem como relatório das atividades da viagem; Não reajustar salários para próxima legislatura e suprimir as atuais ajudas de custo e Redução de 13 para 9 vereadores a partir da próxima legislatura.

Em seguida todos os vereadores se pronunciaram em relação às reivindicações e se comprometeram em encaminhar uma resposta dentro do prazo estipulado. De imediato já destacaram que o comprovante de gastos com viagens e relatórios já estão disponíveis no site da Câmara de Vereadores no link Gestão Administrativa – Execução Orçamentária. Da mesma forma rebateram a redução de 13 para 09 vereadores, sendo que está previsto na Constituição Federal “13 (treze) Vereadores, nos Municípios com mais de 30.000 (trinta mil) habitantes e de até 50.000 habitantes; d) 15 (quinze) Vereadores, nos Municípios de mais de 50.000 habitantes e de até 80.000 habitantes”. Ou seja, pelo número da população atual do município deveriam ser 15 vereadores, mas através de um acordo na antiga legislatura optou-se por 13 representantes.

As demais questões serão debatidas pelos vereadores e elaborarem um documento para torna público as ações que serão realizadas.