Trabalho de prevenção a diabete inicia em outubro no município

Foi apresentado nesta segunda-feira (28) na secretaria municipal de educação um projeto que será realizado pela secretaria de saúde em prevenção a diabete infantil. A ação foi sugerida pelo vereador Eduardo Assis no mês de abril deste ano e deste então passava por uma análise técnica para a implantação de um projeto piloto nas escolas do município.   A apresentação ocorreu no gabinete da secretária municipal de educação Eloísa Dreyer e contou com a presença do secretário municipal da saúde João Hartmann, enfermeira Luciara de Souza e o vereador Eduardo Assis.

Conforme apresentado pela secretaria de saúde, o projeto piloto será implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Patronato Santo Antônio e envolverá as 150 crianças que estão matriculadas no turno integral. O objetivo é investigar se há casos de diabetes (tipos 1e2) nas escolas municipais de educação, visando a prevenção e o tratamento da diabetes em adolescentes na faixa etária os 10 aos 14 anos.

O seguinte projeto foi sugerido pelo vereador Eduardo Assis após descobrir os problemas com a diabetes. Sendo assim, havia entregado a secretaria a ideia da realização de um questionário para que fosse respondido pelos pais/ responsáveis no início do ano letivo para tentar diagnosticar essa criança. Contudo, está previsto no projeto que o mesmo questionário seja respondido pelos próprios alunos, contendo algumas perguntas simples como “possui algum diabético na família?”; “sente vontade de urinar diversas vezes ao dia?”; “Levanta a noite para urinar”; “tem apresentado alterações emocionais/ alterações visuais?”, entre outras. Este questionário servirá para uma análise individual dos alunos, onde caso haja a confirmação das respostas, esta criança será encaminha a rede pública de saúde para o devido tratamento com consultas e exames específicos para a constatação da doença.

O questionário será aplicado pelas profissionais da secretaria de saúde, as enfermeiras Denise Dal-Ri Brum e Luciana Freitas de Souza e a nutricionista Patrícia Del-Savio. O objetivo da secretaria de saúde é que com esse trabalho realizado nas escolas seja orientado também os pais com o intuito de prevenir novos casos e também que seja realizado um tratamento precoce aos casos já instalados. O projeto apresentado pela saúde, mostra que a diabetes  é uma doença bastante comum do que atinge cerca de 170 milhões de pessoas. Orientações aos pais também deverão ocorrer através de reuniões e palestras aos pais dos alunos da rede municipal.  A aplicação do questionário deverá ocorrer no dia 27 de outubro, anterior a isso, será enviado bilhete aos pais solicitando autorização para que os filhos possam responder o questionário e participar deste projeto.

O vereador Eduardo Assis se mostrou bastante satisfeito com o projeto apresentado nesta segunda-feira e agradeceu à atenção dada a sua solicitação, ressaltando a importância de se prevenir a doença ainda quando crianças.