Vereadores buscam viabilizar projeto "Recicle mais, pague menos" em Carazinho

O sugestão do vereador Estevão De Loreno de implantar o projeto Recicle mais, Pague menos na Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar pode se tornar realidade no município. Após a empresa se mostrar interessada em implantar o projeto, De Loreno  e o vereador Anselmo Britzke estiveram nesta quarta-feira (19) visitando  a empresa AES Sul em São Leopoldo, onde funciona o projeto.

Lá os vereadores foram recebidos pela supervisora do projeto Raquel Cabral, os responsáveis pelo suporte operacional Alisson Schons e Francis Guilherme Müller e a analista de comunicação Roberta Döring que explicaram o funcionamento do projeto e como fazer a implantação dele.

Os vereadores Anselmo Britzke e Estevão De Loreno agradeceram a disponibilidade da equipe em apresentar o projeto e elogiaram a organização do centro de coletas. De acordo com o vereador  De Loreno a própria Eletrocar está disposta  a implantar o projeto e está em contato com a AES Sul. Além disso, os vereadores estarão apresentando na sessão da próxima segunda-feira um vídeo institucional onde será explicado os objetivos do projeto e seu funcionamento.

O projeto:

O projeto incentiva a trocar resíduos sólidos recicláveis por bônus que podem zerar a conta de luz dos clientes residenciais. Ele contribui, visivelmente, com o tripé de sustentabilidade (social, econômico e ambiental) ao fortalecer a autoestima e dignidade da comunidade pela diminuição da quantidade de lixo descartado nas ruas, em seu entorno; ao contribuir com o orçamento familiar; e, ainda, ao fomentar o descarte correto de materiais que podem ser reciclados (aspecto ambiental).

Em São Leopoldo, através do  Recicle Mais, Pague Menos a AES Sul arrecadou até junho de 2015 cerca de 1.710 toneladas de materiais recicláveis e contribuiu com o orçamento de pelo menos 40 mil famílias de baixa renda.

Como funciona

O cliente leva os materiais até um posto de coleta e faz o cadastro com uma conta de energia a partir do Código de Cliente. Os resíduos são pesados e os créditos somados, creditados na próxima fatura de energia elétrica. Em cada pesagem é emitido um comprovante da transação de modo que possa ser controlado pelo cliente. A remuneração por cada tipo de material segue valores de mercado. Não há limite de volume, o que possibilita ao cliente inclusive zerar sua conta e acumular créditos para a conta do mês seguinte.