Vereador se mobiliza em prol do Yacamim

Yacamim pode ficar fora de programas caso não consiga uma sede que apresente condições de uso

Na semana em que o Yacamim completa oito anos de atuação em Carazinho, o vereador Erlei Vieira esteve com a coordenadora do programa Vera Sukau em uma reunião  na secretaria municipal de saúde. O assunto é quanto a mudança do CAPS II para junto da secretaria, uma vez que o Yacamim aguarda pela desocupação do prédio na Avenida São Bento.

O secretário João Hartmann foi quem recebeu o vereador e a coordenadora do Yacamim na manhã desta quinta-feira (13), onde afirmou que o CAPS II deverá estar funcionando junto a secretaria em meados de setembro, já que o local onde eles serão instalados precisa de algumas adequações. Quanto a destinação do prédio da Avenida São Bento ao Yacamim garantiu não ser de responsabilidade da secretaria, uma vez que o prédio pertence ao município e que há o comprometimento de empréstimo de pelo menos uma sala ao Mofecom.

A coordenadora do Yacamim, Vera Sukau disse ter a garantia do prefeito de que faria o empréstimo de uma sala para a atuação do Yacamim. Tanto que comentou ter iniciado as tratativas quando a secretária de saúde era Maria Juçara Poletto. Na ocasião havia sido informada de que o CAPS estaria de mudança para outro local e que lá poderia ser emprestado a eles. Devido aos fatos, Sukau alugou uma casa por um período de seis meses na Rua Silva Jardim para que o programa não ficasse parado nesse período enquanto aguardava pela desocupação. Contudo, disse estar preocupada, pois necessita de um local  até o final do mês de agosto que tenha condições de comportar os jovens que são atendidos pelo Yacamim.  Relatou que a casa onde o programa está funcionando não dá condições para a liberação dos Bombeiros o que a impediria de participar de programas como o Imposto de renda do Comdicacar.

O secretário João Hartmamm informou que por parte da secretaria não haveria problema algum do Yacamim ocupar o local, tendo apenas o compromisso com o Mofecom, “mas há espaço para que ambos possam trabalhar”, ressaltou.

O vereador Erlei Vieira sugeriu que Vera buscasse o Executivo para saber da garantia do empréstimo de uma sala, também se comprometeu em buscar alguma alternativa para que o Yacamim não fique fora de programas, o que o deixaria inviável.

Depois da reunião na secretaria, o vereador Erlei Vieira e a coordenadora do Yacamim Vera Sukau relembraram o início do programa e visitaram o antigo local onde foi iniciado o Yacamim (hoje  SAE). O programa surgiu com o intuito de tirar os jovens das ruas e desenvolver um trabalho de conscientização e prevenção.