Legislativo sugere mais comunicação entre HCC e Secretaria da Saúde

Uma reunião promovida pela Câmara de Vereadores reuniu nesta quarta-feira (12) membros da secretaria municipal da saúde e Hospital de Caridade de Carazinho para tratar de assuntos pontuais ao que se refere a saúde do município. Motivada pelo presidente do Legislativo, vereador Paulino de Moura, o encontro serviu para acertar sobre o funcionamento dos ESF’s; encaminhamentos do ESF para o HCC; falta de comunicação entre as partes; encaminhamento de gestantes para o HCC; ambulatório municipal X emergência do HCC e acolhimentos de pacientes.

O presidente da câmara iniciou o questionamento sobre o funcionamento do ESF, onde a diretora técnica da SMS Letícia de Oliveira afirmou que “a população não entende a forma como deve ser levado as ações da atenção básica”. Entre as atribuições, classificou as consultas médicas de rotina, exames preventivos, solicitação de exames de laboratório, encaminhamentos para especialidades, renovação de receitas médicas, pré-natal, verificação da pressão arterial, aplicação de medicamentos e nebulização, curativos e retirada de pontos, atendimento odontológico e grupos de orientação.

Em seguida, enfermeiras dos ESF’s,  que foram convidadas pela SMS para pudessem expor a realidade dos bairros, relataram que alguns pacientes são encaminhados ao HCC quando se entende que há necessidade, ou seja, caso de urgência. Citaram como exemplo as gestantes que chegam até o ESF e dizem estar com sangramento, nessa situação os médicos fazem o encaminhamento ao HCC para uma análise melhor, visto as condições que em que o hospital oferece. Comentaram de  outras situações que os pacientes dizem serem enviados novamente para o ESF o que gera um ruído entre os serviços.

Sendo assim, representando o HCC, a enfermeira Leandra da Costa disse que isso seria conversado, uma vez que há um acordo com a secretaria de que os pacientes que são encaminhados pelos ESF’s seriam atendidos e não encaminhado novamente até o ESF, não necessariamente de imediato e sim passariam por uma triagem como é feito com todos os demais.

Outra questão levantada pelo presidente da Câmara foi quanto ao acolhimento das pessoas na emergência do HCC, onde disse ter ouvido reclamações da comunidade. Nesse sentido, a enfermeira  disse que esse é o primeiro contato que é feito com o paciente e que algumas vezes as pessoas esperam logo por um atendimento, mas que é feito o acolhimento, conversado com os pacientes para saber do histórico familiar de possíveis problemas de saúde e entender o que o levou até lá.

Após muito diálogo, ficou definido de que será feita uma maior valorização da saúde do município, pois, como classificou o administrador do HCC Felipe Sohne “a saúde em Carazinho está muito desvalorizada”. Destacou que em caso de mau atendimento, as pessoas deveria buscar a ouvidoria do hospital para que essas situações não se repitam.

Por fim, o presidente da Câmara, Paulino de Moura disse sair da reunião muito satisfeito e disposto a colaborar para que seja dada maior valorização dos profissionais e também um andamento melhor ao que se refere a saúde pública. Colocou o gabinete à disposição e disse que estava disposto a colaborar com ambas as partes.