Vereador requer desconto na conta de luz para pessoas que reciclarem lixo

Durante a sessão da última segunda-feira (06) o vereador Estevão De Loreno protocolou um requerimento de solicitação de serviço a Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar, sugerindo para que a empresa possibilite aos seus clientes um desconto na conta de energia elétrica para aqueles que realizarem a entrega de materiais recicláveis através da instituição do Projeto “Recicle mais pague menos”. O projeto existe na cidade de São Paulo, onde a Eletropaulo estipulou este desconto incentivando assim a reciclagem e instalação em diversos locais pontos de coleta.

De acordo com as informações repassadas ao vereador, os interessados a participar devem se cadastrar em qualquer um dos pontos de coleta para receber o cartão personalizado. Ao levar os resíduos os materiais são pesados e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem, e o valor vira desconto na conta de luz. Os participantes devem receber na hora um comprovante com a quantia que será abatida na próxima fatura de energia elétrica.

Em São Paulo não há limite para desconto, sendo assim “se a pesagem dos resíduos superar o valor consumido, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na fatura seguinte, mas acredito que poderíamos trabalhar o projeto baseado em uma percentagem”, comentou.

Essa ideia visa incentivar com o meio ambiente por meio do descarte adequado de materiais recicláveis. A reciclagem dos resíduos destinados corretamente gerará economia de MWh de energia elétrica, um incentivo a população para que possa ter uma maior economia. Segundo De Loreno essa ação “ajudará a diminuir a quantidade de lixo a ser aterrado, aumentando a vida útil do aterro e, ao mesmo tempo, reduzirá as despesas com a coleta, auxiliando na economia de energia e preservação dos recursos naturais”.