Presidente abre mão de orçamento da Câmara para a renovação do contrato com HCC

Em uma negociação tensa nesta quarta-feira (24) foi assinalado um acerto entre a prefeitura municipal e Hospital de Caridade de Carazinho. Depois de declarações do possível fechamento do serviço de urgência emergência o Ministério Público interveio na renovação do contrato. Com a presença também do presidente da Câmara Municipal, prefeitura, HCC e MP foi definido de que o valor do contrato será mantido no mesmo molde em que o antigo que vence no próximo dia 30 deste mês.

Durante o encontro, o promotor de justiça Fabricio Gustavo Alegreti foi quem intermediou a conversa em busca de um consenso entre a prefeitura e HCC. De início a prefeitura tinha a intenção de diminuir o valor do contrato em função da falta de orçamento, porém o HCC mostrava-se indisposto a aceitar essa proposta. Com isso, mas uma vez, a Câmara de Vereadores teve um papel fundamental para que fosse encerrada a discussão de forma que a comunidade terá garantido o atendimento de urgência e emergência pelo SUS.

O presidente do poder Legislativo, Paulino de Moura abriu mão de uma disputa judicial entre Câmara e Prefeitura quanto ao repasse do orçamento para a casa do povo. Sendo assim, ao invés de receber os 6% que havia sido pedido no início do ano, Paulino decidiu que desistirá de derrubar a liminar para que o prefeito tenha em seu orçamento 20% livre. Esse valor servirá para auxiliar no pagamento mensal do contrato.

No período da tarde os vereadores Alaor Tomaz e Paulino de Moura estiveram reunidos com o prefeito para tratar da negociação com o HCC, onde Paulino reafirmou compromisso de abrir mão do recurso para que esse investimento seja feito na saúde do município. Com isso, o presidente da câmara declarou que está cumprindo com o que havia dito desde o início da negociação, de que iria trabalhar de todas as formas para que a comunidade não saísse prejudicada por não haver o atendimento que na verdade é direito dela. “Nós cumprimos com aquilo que achamos certo e estamos dispostos a trabalhar junto com o Executivo, não para que isso seja bom para ele, mas sim, pensando no bem da nossa população que precisa deste serviço”, declarou o presidente.