Vereadores participam de negociação sobre contrato do HCC em Porto Alegre

Em busca de uma solução para a renovação entre prefeitura municipal e HCC,  a Câmara de Vereadores de Carazinho se fez presente em mais uma reunião, desta vez em Porto Alegre para tratar do assunto. Reunidos com o chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, os vereadores Alaor Tomaz e Paulino de Moura, secretários João Hartmann (saúde) e Roberto Klein (planejamento) e o prefeito municipal Renato Süss solicitaram ajuda para essa negociação, inclusive, para que fosse repassados recursos em atraso em Estado e Município.

O chefe da Casa Civil ouviu todas as explanações dos representantes municipais e afirmou que não é possível para o Governo do Estado fazer o repasse a saúde, isso porque há uma determinação judicial de que seja dada prioridade a folha salarial dos servidores públicos. Porém, disse que não queria deixar o município sem uma opção de renovação com o HCC nem querer o fechamento da emergência. “Nosso (Governo) repasse está inviabilizado, mas não quero lavar as mãos, fiz das “tripas o coração” para ela sair e não vou deixar que ela feche”, ressaltou Biolchi. O secretário estadual disse ainda que se prontificava a interceder nessa negociação, daí  surgiu a ideia de fazer uma emenda parlamentar como deputado no valor de R$ 600 mil para a saúde, “nem que para isso eu tenha que assumir uns dias como deputado federal, mas o condicionante  é de que o HCC não feche as portas da emergência”, declarou.

Cabe ressaltar que esse valor será colocado no orçamento do ano que vem e que este não tem um prazo determinado para ser repassado, contudo foi uma forma encontrada para a negociação.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulino de Moura disse que a ação do HCC foi muito precipitada, pois serviu somente para preocupar a comunidade e que todos sabem de que está sendo feito o possível para que esse contrato seja renovado o mais breve possível. Nesse sentido ressaltou que o poder Legislativo tem buscado de todas as formas interceder nesse contrato para que a população não seja afetada. “Não estamos aqui para dizer quem está certo, a nossa prioridade é de que sejam dadas providências ao atendimento da comunidade que está aterrorizada com as notícias que saíram na imprensa no dia de hoje (terça-feira)”.

No final da tarde de terça-feira, o presidente recebeu uma ligação do vice-presidente do HCC Jocélio Cunha dizendo que teria conversado com o deputado federal Ronaldo Nogueira, sobre todos os acontecimentos e a repercussão negativa de tudo isso na cidade. Segundo Jocélio, o deputado entrará em contato com o prefeito atendendo a um pedido seu para aditar este contrato com os mesmos valores até 31 de dezembro. Ronaldo também teria se colocado a disposição para ver de que forma ele poderia auxiliar nisso, uma vez que o valor que está causando tudo isso é de R$ 600mil.

Pela manhã haverá uma reunião com no Ministério Público para que sejam iniciadas as negociações entre a prefeitura e o HCC. Para este encontro foram convidados o presidente da casa, prefeitura municipal e direção do hospital.