Vereador questiona falta de investimento na coleta de lixo

Nesta semana o vereador Rudi Brombilla divulgou a resposta do pedido de informação feita por ele ao Executivo Municipal referente a coleta de lixo no município. Rudi protocolou o pedido no mês de abril onde fazia dois questionamentos: qual o valor arrecadado pelo município com a cobrança na taxa de lixo no ano de 2014?; qual o valor pago pelo Executivo a empresa responsável pela coleta de lixo no ano de 2014?

Essas duas questões havia sido levantadas na época pelo vereador após diversas reclamações em relação a coleta que não estria ocorrendo de forma esperada, deixando muitas ruas da cidade com a recolher. Contudo, a resposta também causou estranheza por parte do vereador, pois segundo o Executivo o valor arrecado foi de R$ 2.526.338,97 e o gasto com o serviço foi de R$ 888.772,08. Ou seja, o município tem um crédito de R$ 1.637.556,89, valor este que poderia ser investido em contêineres na cidade visto a situação dos que estão hoje espalhados pelas ruas.

Na resposta do Executivo consta ainda que além dos gastos do pagamento da empresa que é responsável pela coleta, “também há despesas com o custeio dos motoristas do Departamento de Limpeza Pública que dirigem os caminhões da coleta normal efetuam a limpeza dos contêineres, e contratação de Empresa para a prestação de serviço técnico de engenharia, acompanhamento na operação do aterro sanitário e unidade de triagem e classificação de resíduos sólidos  urbanos gerados no Município”, diz o documento.

Da mesma forma o vereador Rudi Brombilla questionou durante na tribuna da última segunda-feira tribuna se todo esse gasto pelo município e porque não investir em melhoria para a comunidade carazinhense.