Vereadores sugerem manutenção salarial de diretoria da Eletrocar

Os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque estiveram nesta segunda-feira (04) visitando o presidente da Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar para solicitar o não aumento dos 9% aos diretores, votado em assembleia na última semana. De acordo com os vereadores este não era o momento para este aumento, visto a divulgação que concessionária tinha a terceira maior tarifa do Brasil, além dos problemas financeiros que é de conhecimento de toda a comunidade e o aumento da energia elétrica que trouxe grande frustração por parte geral da população.

Com isso, o presidente da Eletrocar Erineu Xavier esclareceu a todos os questionamentos feitos pelos vereadores, onde afirmou que esse aumento de 9% não é nada fora da realidade, mas sim uma correção do INPC (inflação de março do ano passado até fevereiro deste ano).E que o mesmo foi feito para os funcionários que tiveram um aumento de 10,24 %na folha. Segundo Erineu tudo isso foi calculado e feito dentro do previsto, ao contrário do que estava se falando. Da mesma forma, falou que os vereadores podem buscar o prefeito para que opte por não dar o aumento aos membros da diretoria e conselhos, já que a ata ainda não foi entregue a junta.

Além desse assunto, os vereadores aproveitaram para parabenizar a gestão feita dentro da empresa, onde conseguiu apresentar na assembleia uma lucro econômico de 2,3 milhões. Para os vereadores este número se deve a seriedade do trabalho desenvolvido por ele, através de sua equipe de trabalho.

Quanto a Eletrocar ser a 3ª mais cara do Brasil, Xavier destacou que isso na verdade deveria ser reavaliado pela comunidade e que um novo ranking será divulgado no próximo mês e que o município não estará mais no topo. Segundo ele, o que gerou essa 3ª posição foi a bolha financeira que é paga pelo consumidor. Essa bolha significa um total de 10% na conta da luz além de uma revisão tarifária extraordinária em função da nova rede que fica em torno de7% na conta e, também o mês em que foi feita essa análise teria prejudicado a Eletrocar, por que outras concessionárias não haviam tido o aumento.

Aproveitou a presença dos vereadores e disponibilizou para ambos os balanços apresentados nesta assembleia e os anteriores para conhecimento deles de como está a Eletrocar. Os vereadores observaram cada item junto com o presidente e afirmaram que estarão usando deste documento para falar na tribuna, porém, mais uma vez ressaltaram, que todo o trabalho maravilhoso desenvolvido por ele se abafava com esse aumento da diretoria que não foi visto com bons olhos pela comunidade.