Vereador buscará emendas parlamentares para reestruturação do Parque Municipal

Está sob posse do vereador Orion Albuquerque um projeto de reestruturação e aplicação do plano de manejo do Parque Municipal de Carazinho João Alberto Xavier da Cruz, assinado pelo ex-diretor do Dema Claudir Cardozo. O vereador esteve estudando o projeto e estará levando consigo na metade deste ano até Brasília para captar recursos através de emendas parlamentares.

O projeto é de 2013 e traz em seu primeiro capítulo uma breve história do Parque Municipal, desde sua criação (1975) até o ano em questão (2013). Conforme o documento é necessário a contração de guardas para o parque para que possam fazer a vigia da área, assim que for iniciada a obra.   Nessa reforma entraria a construção de churrasqueiras, mesas, quiosques, banheiros, as quais já foram realizadas no passado, mas que por falta de guardas, foram destruídos por vândalos.

Entre as justificativas utilizadas por Claudir Cardozo é da importância da unidade de conservação para o bioma em que se insere, já que o parque está inserido em uma região fitoecológica da Floresta Ombrófila Mista Montana, de acordo com a classificação no documento. Possui uma área de 206,6 hectares; apresenta uma importante área de regeneração e preservação as margens do Rio da Várzea; Apresenta uma área de regeneração em toda a sua extensão com Mata de Araucária, Mata Nativa e áreas onde a vegetação é formada por exóticas como Pinus e Eucaliptos; possui uma biodiversidade muito grande em razão de sua preservação como parque, onde cerca de 180ha são para fins de preservação, havendo ainda Veados, Cotias, Graxains, Quatis, Lobo Guará (ameaçado de extinção), Capivaras, Papagaio Charão (ameaçado de extinção), Papagaio Peito Roxo, dentre outros que são avistados com frequência dentro da área protegida. Além disso, acrescenta que o parque é de uso público e está a 5 Km da cidade. Também menciona que somente cerca de 20ha da área total do parque é utilizado para atividades de recreação, principalmente, nos meses de verão com a opção do lago, camping, espaço para piquenique, entre outros.

Por ser uma área ambiental escolas da cidade e da região podem realizar atividades de educação ambiental, inclusive para as universidades. Contudo, o projeto diz que tudo isso não está sendo explorando devidamente, pois não cumpre as finalidades sócio-ambiental, como a não implementação do Plano de Manejo, que, segundo o relatório apresentado, é determinante na falta de recursos para colocar o parque “em dia”.

Ao todo são apresentados 17 metas para  que o parque torne a ser ocupado pela população carazinhense como forma de lazer e também para educação. A primeira delas é de revisar o Plano de Manejo efetuado no ano de 1993; em seguida Fomentar o turismo da região com atividades voltadas ao meio ambiente, colocar pedalinhos no lago, adquirir um veículo adaptado para passeio guiados dentro do parque, realizar apresentação artística no teatro de arena aberta, construir brinquedos, fomentar o turismo ecológico; meta 3 seria elaborar um projeto arquitetônico-paisagístico global para o parque; meta 4 possibilitar uso adequado a área de lazer;  meta 5 proteger as nascentes e repovoar a mate ciliar dentro do parque; meta 6 melhorar a casa existente para moradores e construir outras; meta 7 construir um centro de visitantes e administrativo; meta 8 reformar o c entro de educação ambiental já existente no Parque; meta 9 proporcionar estudo e estabelecimentos das trilhas interpretativas; meta 10 capacitar tecnicamente o pessoa que irá atuar no centro de educação ambiental centro de visitantes; meta 11 produção e impressão de material educativo e de divulgação do Parque, divulgando seus recurso naturais; meta 12 dotar o parque de uma infra estrutura necessária ao seu funcionamento; meta 13 firmar convênios com Instituições de ensino, para monitoramento dos trabalhos ambientais a serem realizados dentro da área do parque; meta 14 criar mecanismos para a sustentabilidade econômica do parque; meta 15 cercar toda a área do Parque; meta 163 construção de um viveiro de mudas; meta 17 contratar guardas para atuarem dentro do parque.

Todo esse estudo feito tem como objetivo final tornar o Parque Municipal uma importante área turística e de referência na região, no aspecto ambiental, educacional e também de lazer. Todas essas metas seriam alcançadas com um valor total de R$ 870 mil, tendo ainda uma contrapartida do município de R$ 102 mil para  a confecção de placas para as trilhas interpretativas e elaboração do projeto arquitetônico e paisagístico do parque.

Sendo assim, o vereador Orion Albuquerque estará levando esse projeto até Brasília para tentar adquirir o valor necessário. Cabe ressaltar, que por ser um projeto de 2013, pode ser que haja alguma alteração nos valores previstos no projeto, o que não impede de serem investidos mais tarde. Mesmo assim, o vereador acredita no potencial de Carazinho e por esse motivo estará trabalhando por esta conquista. Na última sessão do legislativo lamentou a situação de abandono que vive o parque e que não é justo que continue nessa situação um local que tem tanto para oferecer aos carazinhenses.