Vereadores cobram melhorias na estátua O Bombeador

Na tarde desta quinta-feira (23) os vereadores Eduardo Assis e Orion Albuquerque estiveram analisando o descaso com um dos principais monumentos de Carazinho: a estátua do Bombeador. Localizado na Avenida Flores da Cunha, na Praça das Bandeiras, quase em frente a estação rodoviária, o monumento está abandonado e sofrendo depredações.

Analisando de perto, foi constatado que há diversas escrituras como nomes ou frases na base da estátua. Além disso, está descascando e com diversas rachaduras, sem contar que a mão em que segura a lança, que também está pela metade.

Essa preocupação com as condições deste monumento ocorre há muito tempo por parte do poder legislativo. A exemplo disse que existem diversas indicações ao executivo para que sejam dadas providências no conserto do mastro e a recolocação das bandeiras que haviam lá.

De acordo com o blog da artista plástica carazinhense IIlse Ana Piva Paim, a estátua foi uma encomenda do então prefeito Armindo Xavier nos anos 60. O autor da obra é Vasco Prado. Tal identificação não está presente no monumento, sendo esta uma das novas indicações que irão surgir na próxima sessão.  Conforme o site do IBGE a escultura foi inspirada na figura de Pedro Vargas, fundador de Carazinho.

O Bombeador representa um homem ligado a terra, com traje típico do Rio Grande do Sul, lembra o índio missioneiro  com a mão  em pala, fazendo sombra nos olhos que estão fixos no horizonte e na mão tem uma lança  que se apóia no solo.

Pelo que representa a estátua para o município, os vereadores estarão buscando uma forma de que ela receba os reparos necessários. O vereador Orion Albuquerque disse que  a praça está na entrada norte de nosso município e o abandono dela está a olhos vistos, já que é um monumento municipal e deve ser tratado como ta". Já Eduardo Assis relatou que já fez diversas indicações, mas que não desistirá, e estará pedindo quantas vezes foram necessárias para que  O Bombeador seja reformado e remodelado.