Comdicacar apresenta edital para novos conselheiros tutelares a vereadores‏

Os vereadores receberam nesta tarde de segunda-feira (13), no gabinete do presidente Paulino de Moura a presidente do Comdicacar Joana Hamburgo, secretária executiva do Comdicacar Fernanda Gicomeli, conselheira do Comdicacar Neli Bianchini e a secretária de assistência social Thaíse Albuquerque. O assunto abordado em reunião foi sobre a eleição de novos conselheiros tutelares que acontecerá no dia 04 de outubro em todo o país.  A eleição deste novo conselho será de quatro anos, tendo início em janeiro de 2016 até o dia 09 de janeiro de 2020.

As representantes do Comdicacar e da SMAS buscaram os vereadores para apresentar o edital que está com as inscrições abertas desde a data desta segunda-feira, 13 de abril de 2015 até o dia 12 de maio. Elas devem ser realizadas na sede do Comdicacar, localizado na Avenida Flores da Cunha, nº 1184, sala 116 no Edifício Avenida.

Além do edital apresentado aos legisladores nesta tarde, expressaram sua preocupação com essa nova forma de votação. Para a secretária Thaíse Albuquerque este modelo é um “retrocesso” , fazendo menção a outras vezes em que alguns candidatos ao conselho enchiam Kombis para conseguir o maior número de votação. Nesse sentido, foi elaborado um edital com diversas exigências para que a pessoa eleita tenha condições de conduzir a instituição da melhor forma possível e que tenha conhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ao todo serão eleitos como titulares do conselho tutelar cinco candidatos que obtiverem maior número de votos, em caso de empate no número de votos assumirá o candidato que ter maior idade. Cabe ressaltar que os membros  serão escolhidos através de voto diretor, secreto, universal e facultativo aos cidadãos do município. A eleição será fiscalizada pelo Ministério Público, conforme previsto em edital.

O presidente da Câmara, Paulino de Moura parabenizou-as pela iniciativa de ir buscar o poder legislativo e informar sobre estas eleições. Também colocou a Câmara à disposição se houver necessidade de fabricação de panfletos ou até mesmo em ajudar a comunicar as pessoas dessa eleição.