Câmara aprova contratação emergencial de 11 agentes de endemias

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Carazinho realizada nesta segunda-feira (13), aprovou oito projetos, todos de autoria do executivo municipal. O projeto 019/2015 que autoriza abertura de crédito suplementar no Orçamento 2015 teve pedido de vistas aprovado por todos os vereadores. A justificativa é de o projeto necessita ser melhor avaliado pela Casa.

A partir da aprovação dos projetos, deve ocorrer nesta semana a contratação de 11 novos agentes de endemias para combater o foco do mosquito da dengue em Carazinho.

Durante o grande expediente o vereador Paulino de Moura fez duas críticas a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Passo Fundo. Segundo ele, na última semana membros da coordenadoria teriam entrado em contato com ele afirmando que a câmara sofreria punições por não ter colocado o projeto em votação. Ressaltou que o Legislativo tem um regimento interno e que deve ser seguido, por esse motivo estaria convidando estes membros para esclarecer alguma ação efetiva de prevenção a dengue no município.

O vereador Fernando Sant’Anna lamentou que mais uma vez o executivo mandou o projeto para a contratação emergencial de agentes de endemias. Para o vereador essa contratação vem em momento tardio, e que o mesmo deve ocorrer no verão, onde há o mosquito e não no inverno quando ele morre. “Foi preciso cinco casos para a vigilância se mobilizar, espero que no que vem seja feita essa contratação em período adequado”.

O vereador Vitor Xavier, líder do Governo,  disse que é necessário estruturar a conversa entre os jurídicos dos dois poderes quanto a convocação da sessão extraordinária para que sejam evitadas falhas.  Também ressaltou do treinamento destas agentes de saúde que é rápido e que não serão colocadas pessoas incompetentes. Para ele, “quem ganha com isso é a comunidade” e até afirmou que alguns funcionários das obras, no seu tempo de secretário, já teriam passado pelo treinamento, pois haviam sido cedidos. Garantiu que o treinamento é rápido e simples.

O vereador Anselmo Britzke parabenizou a mobilização da Câmara na última sexta-feira (10) na Praça Albino Hillebrand. Informou que estará entrando em contato com o novo secretário de saúde para que sejam enviadas agentes no distrito industrial, pois lá haveria diversos pneus acumulando água.

Alaor Tomaz, também criticou a ação da 6ª coordenadoria Regional de saúde e também o governo municipal por não ter tomado uma ação mais efetiva contra a dengue. Segundo ele, o problema não teria chegado até onde chegou se tivessem sido tomadas providências no início “ao invés dele (executivo) tomar chimarrão e ficar ouvindo os fofoqueiros de plantão”.

Os vereadores Rudi Brombilla, Estevão De Loreno e Erlei Vieira também comentaram a questão da contratação dos novos agentes de endemias. Brombilla e Vieira criticaram a 6ª coordenadoria, já De Loreno disse que o projeto estaria pronto desde o dia 30 de março e que o prefeito teria exigido que o projeto tivesse vindo a casa, porém, teria ocorrido algum problema em alguma secretaria.