Câmara garante parceira com a FUCCAR

A Fundação cultura de Carazinho esteve na manhã desta quinta-feira (19) na Câmara de Vereadores para convidar o presidente do legislativo Paulino de Moura para o concerto de abertura da temporada que acontecerá no dia 18 de abril, às 20 horas na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus. A entrada é franca e na entrada serão destituídas senhas para o acesso VIP por ordem de chegada.

No dia será também a gravação do DVD da Orquestra Sinfônica de Carazinho, neste ano o concerto homenageia os grandes compositores da música erudita e de diferentes épocas até os dias atuais. A regência e direção musical é do maestro Fernando Turconi Cordella.

Além disso, o presidente da FUCCAR Osmar Cordella e a assessora administrativa da fundação Marlene Müller entregaram ao presidente da Câmara Paulino de Moura um ofício solicitando um acréscimo de R$ 20 mil na destinação de recursos à FUCCAR. Esse valor é para contemplas o projeto “OSINCA – Orquestra e Academia de Música 2015”, tendo em vista que o recurso destinado pelo Executivo contemplou o valor de R$ 130 mil, sendo que o necessário é de R$ 150 mil.

O projeto tem duração de nove meses e contempla a formação continuada de novos músicos, manutenção da orquestra possibilitando aos alunos das escolas da comunidade e interessados, o acesso a aulas de música, com professores especializados nas modalidades de: violino, viola, violoncelo, clarinete, contrabaixo, flauta transversa, trompete, trombone, percussão sinfônica, percepção musical para leitura de partituras.

De acordo com os membros da diretoria, serão ofertadas 140 bolsas aos alunos interessados distribuídas em aulas práticas e teóricas.O projeto contempla também o Concerto de Câmara ( com professores e alunos tocando juntos), Concertos Didáticos (com a participação dos corais do município), Concertos Oficiais e Concertos de Primavera (3 domingos).

O presidente da Câmara relatou a situação do orçamento do legislativo que está sob análise judicial, devido a uma liminar do executivo municipal. Por esse motivo não poderia garantir qualquer recurso até então, porém, assegurou que no final do ano a sobra do orçamento, como ocorre em todos os anos, a Câmara se dispõe a indicar a FUCCAR como uma das entidades beneficiadas.