Câmara reafirma compromisso com a JCI

Foi lançado oficialmente na manhã desta quarta-feira (18) o Concurso Oratória das Escolas, promovido pela JCI. O evento ocorreu no auditório da Ulbra Carazinho e reuniu diversas autoridades municipais como o presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura,vereador Eduardo Assis,  prefeito Renato Süss, secretária da educação Eloísa Dreyer, coordenadora da 39ª CRE Sandra Bandeira Guerra e a presidente da Escola de Pais Marinilce Schmitz.

Neste ano o concurso trabalhará com o tema “Escola e Família: uma parceria que dá certo” escolhido pela JCI, Smec e Escola de Pais. A partir dele  os  mais de 500 alunos da rede estadual e municipal de ensino vão desenvolver redações e em seguida passar por uma fase classificatória dentro da escola. Os melhores entre as escolas participantes receberão treinamento e se enfrentarão na fase final que acontecerá na Câmara de Vereadores. Neste momento, todas as apresentações serão gravadas e postadas no Youtube para que colegas,  familiares e comunidade votem na melhor apresentação para representar Carazinho na fase regional.  Este ano o concurso completa 11 anos em Carazinho, e vem trabalhando para formar jovens líderes no futuro.

Após os pronunciamentos, alunos e professores ouviram a palestra da psicóloga Valeska Walber que abordou o tema do concurso, destacando o trabalha da Escola de Pais que está há oito anos desenvolvendo o trabalho de preparo dos pais para com os filhos, auxiliando na formação de novos cidadãos.

O presidente da Câmara, Paulino de Moura, durante seu pronunciamento, reafirmou a parceria com a JCI na realização de mais uma Oratória nas Escolas, onde está disponibilizando toda a estrutura física do legislativo para atender a necessidade de entidade. No discurso ressaltou a preservação da família, sendo de extrema importância que isso seja levantado nas escolas. Para o presidente,  a família “é a base de toda a nossa essência e trabalhar esse tema em sala de aula vai trazer uma grande reflexão na nossa sociedade”.

Além do plenário, o presidente colocou ainda à disposição dos alunos e da JCI a Câmara Cidadã que torna ativa para atender os jovens e adultos que necessitam fazer pesquisas via internet, confeccionar currículos, ou até mesmo para impressão de trabalhos escolares. “Estamos oferecendo um trabalho diferenciado, pois acreditamos que esse jovens são o futuro da nossa sociedade” afirmou Paulino.