Câmara de vereadores aprova abono para agentes de saúde

A sessão ordinária de segunda-feira aprovou por unanimidade o projeto de lei de concede abono salarial para as agentes comunitárias da saúde. O projeto chegou a casa no mês de fevereiro, porém, devido a algumas alterações solicitadas pelas comissões da casa, o projeto foi votado no mês de março. Nesta sessão, o vereador Otto Gerhardt solicitou que fosse convocada sua suplente, assumindo a vaga a primeira suplente Veronite Siliprandi.

Seis requerimentos de pedido de informação foram aprovados, entre eles a solicitação as obras do PAC II que estão paradas nas ruas Siqueira Campos e Quinze de Novembro. Também há o pedido de informação quanto o número de agentes de saúde que trabalham no município, quantas em cada unidade e se todas são regularizadas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Outro assunto tratado na sessão foi do abandono com as estradas de acesso ao interior do município, em especial, o distrito de Pinheiro Marcado. Assunto este que deverá ser tratado no gabinete do prefeito com a comissão de obras composta pelos vereadores Erlei vieira, Alaor Tomaz e Fernando Santa’Anna. A comissão deverá discutir no gabinete e pedir ao prefeito que sejam dadas condições de tráfego no local com urgência devido a colheita que se aproxima.

Grande expediente:

Erlei Vieira:  Relatou de sua ida até o bairro Conceição onde três pontes daquela região estão em situação precária, uma delas, não tem mais nem condição de tráfego de pessoas. Questionou o trabalho do secretário de obras do município ‘ ele tem que trabalhar ao invés de se preocupar =em dar entrevista na rádio” afirmou o vereador. Perguntou onde estão as madeiras do parque municipal que o prefeito disse na tribuna que seria para as pontes e Carazinho e que até agora nenhuma delas foi posta. “só mentindo para o povo, tudo que começa não termina” desabafou. Relatou também um contato com o Deputado Federal de seu partido Nelson Marchezan Jr. Onde ele e o vereador Orion Albuquerque solicitaram melhorias para o hospital no telhado e troca de todas as janelas.

Veronite Siliprandi: Fez uma menção ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, dia 08. Leu uma mensagem a todas as presentes e ainda destacou as preocupações do município. Nesse sentido, disse na tribuna que está na hora de as pessoas “tirarem a bunda da cadeira”, para um Carazinho melhor.

Anselmo Britzke: Trouxe para a tribuna a preocupação com a falta de vagas nas creches do município, motivo este que tem recebido diversas ligações de pais que necessitam de vagas no turno integral e não estão encontrando. Disse também que conversou com a secretária e que ela tem buscado soluções, mas que a grande demanda é no turno integral. Também falou sobre a secretaria de obras. “Tá ficando difícil, afirmou o vereador. Segundo ele,, moradores do Floresta II, III e IV entraram em contato com ele, pois não aguentam mais a “matação” de trabalho que está sendo feito no local, onde um serviço de três dias está há semanas aguardando solução. Também mencionou a falta de fiscalização nas leis municipais, “é inacreditável que nós fizemos as leis e os fiscais não cobram o cumprimento delas”, fazendo referência a uma lei de sua autoria quanto aos postos de combustíveis.

Gian Pedroso: Fez um registro da viagem a Brasília na última semana, destacando a receptividade dos deputados, senadores e assessores, dando destaque ao pontapé inicial do vereador Alaor Tomaz, mas que destacou que estarão juntos “até o final”. Também comentou da situação relatada na reunião da bancada gaúcha da situação em que o município de Rio Grande se encontra com um número de 18 mil desempregados devido a operação Lava a Jato.

Alaor Tomaz: Iniciou fazendo uma homenagem as mulheres pela passagem do seu dia e em seguida relatou da importante viagem a Brasília na última semana, onde dois projetos estão protocolados no Siconv . Para o vereador, o ginásio ofertará educação, esporte e lazer, essencial para envolver as crianças, além disso destacou ainda que “ tudo que eu conquistei hoje foi graças aos esporte” e por isso não ia desistir desse ginásio.

Rudi Brombilla: o vereador iniciou destacando a passagem do seu aniversário, agradecendo a deus por todos os momentos vividos por ele e também sua família. Também relatou de um briga de cachorro ocorrida no final de semana no centro, onde poderia alguém sair ferido e pediu do cumprimento da lei que exigem o uso de focinheiras para evitar que crianças sejam mordidas.

Fernando Sant’Anna: Iniciou com a adaptação de um trecho de um poema onde citou que “perdido todo tempo se fazendo as mesmas indicações”, comentando de sua ida ao interior e que cada vez mais as estradas estão esquecidas, sendo até motivo de reuniões entre a comunidade para que o município de Saldanha Marinho assuma as responsabilidades ao invés de Carazinho. “Pinheiro já cansou de pedir melhorias e pensamos em três possibilidades de levar o prefeito até lá: a primeira é sequestrar a cachorrinha dele, segunda falar que as estradas estão muito boas e que a comunidade que agradecer a ele e a te4rceira sequestra-lo e leva-lo até lá” afirmou o vereador.

Paulino de Moura: Iniciou pedindo a comissão de obras que marque uma reunião com o prefeito para “ontem”  e que seja resolvido esse problema de Pinheiro Marcado. Também citou a ida  Brasília que trará muitos benefícios a Carazinho, a conquista d eum ginásio poliesportivo.