Construção de Ginásio segue sem definição

Reunião não teve apresentação de projetos que o prefeito diz ter em seu gabinete sem definição área

Uma reunião no gabinete do prefeito municipal reuniu lideranças municipais e estadual para tratar da construção do Ginásio poliesportivo  para Carazinho. A  luta iniciou no mês de novembro do ano passado quando diversos desportistas estiveram na Câmara de Vereadores discutindo as prioridades de Carazinho na Conferência do Esporte. Na discussão, a maioria da comunidade, através de abaixo assinado, revelou que a população quer para o município a construção de um ginásio municipal para a prática de esporte.

Ciente desta necessidade, o deputado estadual Juliano Roso, esteve presente na conferência e desde então tem trabalho em prol dos vereadores para que esta conquista seja alcançada. No mesmo mês da conferência, o deputado conseguiu um encontro no Ministério dos Esportes em Brasília onde os vereadores Alaor Tomaz, Paulino de Moura e Rudi Brombilla estiveram presentes, acompanhados do deputado para solicitar recurso para este ginásio. Para dar o pontapé inicial para a construção desse sonho, Roso conseguiu junto com o Deputado Federal Assis Melo do PC do B (mesmo partido de  Juliano) o valor de R$250 mil para Carazinho. O anúncio oficial ocorreu em janeiro, na Câmara de Vereadores, após uma visita institucional a Juliano em Passo Fundo que assumia na época o cargo de prefeito do município vizinho.

A grande preocupação da comunidade desportista é quanto ao interesse da prefeitura em colaborar para que esse sonho se torne realidade. Por esse motivo, um grande número de atletas, ex-atletas, técnicos, amantes do esporte estiveram no gabinete do prefeito solicitando apoio. O encontro contou com a presença dos vereadores Alaor Tomaz, Estevão De Loreno, Rudi Brombilla e também com a representação, através de assessores, dos vereadores Otto Gerhardt e Márcio Hoppen. Todos se uniram pela causa, pedindo para que fosse apresentado o projeto que o prefeito diz ter pronto de um ginásio e também a área do município que poderá este ser construído.

Contudo, m esmo com todos os presentes aguardando uma sinalização positiva quanto a esta construção o prefeito Renato Süss disse ter o projeto mesmo que o de Tapejara que comporta também salas de aula em torno do ginásio, porém este não foi apresentado. Também mencionou três áreas que poderiam servir para a construção desse ginásio, sendo elas próxima ao Grêmio Aquático, na Rua Alexandre da Motta; local onde está hoje a Acapesu; outro no Bairro Glória e uma quarta área onde o próprio prefeito não soube explicar a localização.

Diante desse pronunciamento, alguns dos presentes ficaram revoltados com a falta de interesse do executivo municipal em dar continuidade nesse projeto. Também reclamaram que esse projeto não foi apresentado pelo prefeito já que o mesmo dispõe na prefeitura.

Um requerimento de apoio foi feito na Câmara de Vereadores após acordado com os 13 que integram a casa que participariam e buscariam junto com os seus deputados emendas para o ginásio. Esse documento foi apresentado ao prefeito nesta manhã, onde conta também o nome de todos os deputados que fizeram votos no município. Essa ação visa agilizar o processo que há tempos aguarda uma iniciativa concreta do poder público.

Uma comissão será formada para que seja feito o plano dentro do prazo previsto para evitar que a emenda do ex deputado federal Assis Melo retorne aos cofres do governo. Durante a saída do gabinete o deputado do PC do B Juliano Roso afirmou ao prefeito que está  à disposição para que a construção ocorra e que fica sob responsabilidade dele definir se isso vai acontecer ou não. “Agora o senhor que tem que me dizer se vale a pena levar a diante, caso contrário eu aviso o meu deputado e ele destina esse valor para outro município” enfatizou Roso.

O vereador Alaor Tomaz agradeceu a presença do deputado em Carazinho, onde mais uma vez abraçou a causa do município e largou de compromissos para poder estar presente. Disse ainda que a Câmara de Vereadores está cumprindo com o seu papel, abrindo espaço, buscando alternativas, trazendo projetos para o bem de Carazinho, mas que infelizmente, a decisão final deve ser realizada pelo prefeito, o que gera preocupação e também dúvidas quanto a concretização de um sonho maior dos carazinhenses.