Legislativo recebe coordenador do CMTG

Durante a manhã desta segunda-feira (02) o coordenador do Conselho Municipal  de Tradições Gaúchas Pedro Américo Messerschmidt esteve na Câmara de Vereadores de Carazinho reunido com o presidente do legislativo vereador Paulino de Moura e o vereador Anselmo Britzke. O assunto tratado foi quanto a Semana da Paz que é realizada anualmente pelo CMTG.

De acordo com o coordenador do CMTG Pedro Américo Messerschmidt neste ano a Semana na Paz terá início no dia 21 de fevereiro com uma missa e jantar no CTG Vento Minuano – anfitrião deste ano – onde será realizada também a entrega da Comenda de Ponte Verde. A honraria já tem a pessoa escolhida para a entrega e será Iolanda Tatsch Banunas. A escolha se deve aos serviços prestados por ela no tradicionalismo regional, sendo referência também na 7ª Região Tradicionalista. No dia 22 haverá uma caminhada pela Paz no município, com roteiro ainda a ser divulgado. Haverá também uma cavalgada para São Pedro. Conforme Messerschmidt a intenção do CMTG era de que fosse construída uma gruta com a imagem de São Pedro, porém a prefeitura, após dizer que faria, informou na semana passada de que não tinha condições legais de fazer. Preocupado, ele buscou o presidente da Câmara para buscar uma solução, já que foram impressos os panfletos para divulgação do evento e também da cavalgada distribuídos para a 7ª Região.

O presidente do legislativo, Paulino de Moura questionou se a entidade não possui recurso da Lei de Auxílios e Subvenções e que esta poderia ser uma saída para a construção da gruta. Porém, o CMTG não está inscrito, mas sim os CTG’s locais. Logo, a saída dada pelos vereadores de que seja realizada uma parceria com um dos CTG’s para que o valor total para a construção seja revertido através de uma entidade. Nesse caso haveria uma complementação de R$ 3 mil (valor total para a construção da gruta) no valor que foi solicitado pela entidade.

Uma reunião com o prefeito municipal deverá ser marcada entre terça e quarta-feira para que seja resolvido o problema.

Durante a visita foi entregue também ao presidente, para que repasse aos demais vereadores, o livro com todas as poesias do 1º Concurso de Poesia realizado no ano passado com as escolas da rede pública.