1° de Outubro, "DIA DO VEREADOR"

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, comemora-se nacionalmente o Dia do Vereador, instituído pela Lei Federal 7.212/84. Em nosso país, muitos municípios reconhecem, nesta data, a importância do parlamentar e de suas ações junto do Poder Legislativo. Vereador é o agente político que atua no âmbito dos municípios, a nível legislativo, conforme a forma de governo constitucional nas Câmaras.

Mais que comemorar e trocar saudações é também, e principalmente, uma data para se refletir o verdadeiro papel do vereador na sociedade.

Reconhecido pela maioria como o “espelho da comunidade” ou o “pára-choque das aspirações populares”, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo.

Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que tem que ouvir as críticas – quase nunca elogios – e, na medida do possível atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes.

Felizmente nos dias de hoje a população tem tomado consciência das legítimas obrigações do vereador, exigindo dele uma participação mais efetiva junto à sua comunidade.

Neste Dia do Vereador, a mensagem que fica é que deve haver mesmo entrega e doação, pois a causa é nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada. A resposta que cada vereador pode – e deve – dar é o trabalho, a dedicação e a intervenção sistemática junto aos órgãos competentes, no sentido de que as suas ações possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o bem de toda a coletividade.

Por tudo isso, que hoje os vereadores de todo o país, e principalmente os legisladores carazinhenses recebem o nosso reconhecimento pela data.

Parabéns e muito sucesso a todos, um grande e forte abraço da Equipe de funcionários da Câmara Municipal de Carazinho.