Abandono com os Distritos Industriais preocupa vereador Rudi Brombilla

Empresários solicitam atenção e “condições de trabalho”

O vereador Rudi Brombilla esteve nesta terça-feira (13) visitando os dois distritos indústrias de Carazinho. O primeiro foi o Augusto Carlos Fritz, localizado na BR 386. A iniciativa surgiu após reclamações de empresários com a falta de atenção com quem faz o desenvolvimento do município.

Pela manhã o vereador esteve no local e ficou espantado com as condições das estradas e também com o desleixo da secretaria de obras em manter o local limpo. Segundo os próprios empresários, que receberam o vereador, a última vez em que foi realizada o corte de gramas foi em 2011 quando este ainda era secretário de obras. De acordo com Brombilla isso é uma falta de respeito com os empresários e principalmente com a comunidade, pois as indústrias que estão instaladas no distrito representam o desenvolvimento de um município.

Algumas estradas de acesso a empresas estão completamente fechadas com o matagal que foi se criando ao redor. A precariedade nas estradas de chão também preocupou o vereador, pois nestas mesmas estradas passam caminhões para transportar as mercadorias que são feitas aqui, com nota no nome do município revertendo taxas para Carazinho e, mesmo assim, estas empresas não recebem nenhum tipo de atenção.

Em conversa com o proprietário da empresa Metalmax, foi relato que “ a última vez quem veio aqui foi você”, referindo-se ao vereador Rudi Brombilla. De acordo com o empresário esta não é uma exclusividade da empresa, outras sofrem tanto quanto eles e não é feito nada para que melhorias sejam feitas. Contou ainda que houve um problema com abastecimento de água do poço artesiano e que agora teve de pedir a água da Corsan. Mesmo assim recebeu cobranças do município, onde cerca de R$ 3.500,00 foram pagos indevidamente pela empresa. Conforme  o relato isso ocorreu ainda na época do antigo secretário de desenvolvimento, e afirmou que o atual também sabe, porém “não tivemos atenção nenhuma”.

Já na empresa Incrom Zincagem ao vereador foi recebido pelos sócios da empresa que caminharam com ele até a estrada que deveria ligar a empresa ao asfalto, porém esta não existe mais. Desde o ano de 2011 não foi feita nenhum corte de grama e nem patrolas foram até o local para poder manter a estrada que ainda é chão. O cascalho que tinha também já não é possível ser avistado, sem contar o risco de cobras que estão cercando a empresa. Um dos sócios afirmou que em uma reunião com o prefeito municipal pediu para que fosse feito um corte e arrumadas às estradas, porém recebeu a resposta de que ele (prefeito) cuida do pátio dele no final de semana, dando entender de que é de responsabilidade das empresas manter o local limpo. Com isso, se disse indignado e afirmou que o pátio dele está sempre roçado e não há sujeita alguma, e sim falta atenção do executivo. Ressaltou também que não está pedindo nenhum asfalto, somente  “condições de trabalho”.

Em dia de carga ou descarga de caminhões o sócio da empresa disse que as firmas ligam antes para saber se tem condições de chegar até a lá. Em caso de chuva no dia anterior o caminhão não pode ir, pois atola, ou, como ocorreu em uma vez, desceu o barranco. Contou também que já teve de pedir ajuda do guincho para remoção de veículos. Mencionou que isso tudo não fica feio para empresa, já que ele é conhecido “pela qualidade do serviço”, mas sim para o município que não valoriza o que tem.

Diante dos depoimentos o vereador lembrou a todos que o município trabalha com o projeto do “Eixo do Desenvolvimento continuado” que tinha como intenção trabalhar com as empresas em reuniões mensais, presenciais reunindo o executivo e empresas privadas, mas que pelo que se vê isso não tem acontecido.  A grande estratégia do projeto era de fortalecimento de setores importantes para o município, às características do comércio e serviços na economia local, com predominância de empreendimentos do próprio município, e a importância da logística para a estratégia de desenvolvimento da cidade. Contudo, o vereador destacou que isso tudo está sendo cumprido e está longe de beneficiar àqueles que pagam seus impostos e geram dinheiro aos cofres públicos.

Em seguida o vereador seguiu para o distrito Iron Albuquerque, onde também está tomado de mato e sujeira. As condições de tráfego dos caminhões e veículos que passam por lá também preocuparam o vereador. Com isso, ressaltou a importância da alteração do orçamento, onde foi retirado 300 mil de eventos para que este valor seja aplicado na manutenção geral do distrito industrial.