Paulino garante meio milhão para HCC

Durante reunião do gabinete do prefeito presidente da Câmara garantiu auxiliar na contratação do serviço de emergência do HCC

Uma nova discussão sobre a contratação do serviço de urgência e emergência do Hospital de Caridade de Carazinho. Desta vez o encontro ocorreu no gabinete do prefeito municipal, onde contou com a presença do executivo através do prefeito e vice Renato e Elbio, respectivamente, secretaria municipal da saúde, contabilidade da prefeitura, presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura, promotor Juliano Grizza e presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho Jocélio Cunha.

Este encontro foi uma continuidade do que conversado na tarde de quarta-feira (07) na sede da ACIC. Porém, desta vez a intenção era de solucionar o problema em que a secretaria da saúde estava enfrentando quanto ao repasse para os médicos, uma vez que a secretaria não possui dinheiro para realizar a contratação de dois médicos para a emergência mais um sobreaviso. Diante disso foram dadas sugestões para que se chegasse a uma conclusão.

Após muita discussão, o presidente da Câmara de Vereadores Paulino de Moura afirmou que ainda não é possível garantir qualquer valor a secretaria, pois é necessário que haja o voto do legislativo nos vetos no prefeito municipal. Porém garantiu o valor mínimo de R$ 500 mil para ajudar no contrato. A sugestão dada ao executivo para complementar o valor de R$ 330 mil, proposta feita pelos médicos do HCC para o sobreaviso, é de que seja retirado de algumas pastas, como a reserva de contingencia, eventos, lixo, além das próprias secretarias.

A partir disso, Paulino garantiu aos presentes de que a Câmara está disposta a ajudar na melhoria de um problema que vem se arrastando há anos no município e por isso entende a necessidade de dois médicos no plantão de 6h. “Vocês podem contar conosco, o grupo está fortalecido e queremos agregar isso à comunidade, muitos acreditavam que nossas divergências fossem prejudicar o bom andamento e não, estamos dispostos a dar no mínimo meio milhão do nosso orçamento”, afirmou Paulino. Contudo, ressaltou também que esse valor não será suficiente para atender a demanda da secretaria, mas cabe ao prefeito municipal realizar alterações em outras rubricas para que comunidade não fique sem atendimento.

Diante disso, foi repassado também aos presentes - este via secretaria da saúde - de que há intenção de fazer um contrato de somente seis meses junto ao HCC, já que  existe um recurso previsto no orçamento da secretaria de aproximadamente 1 milhão para a inauguração da UPA.

Porém, uma proposta deve ser encaminhada ainda na tarde hoje ao HCC. Na reunião desta manhã não foram definidos números, somente analisadas sugestões para garantir o atendimento da emergência. O prazo para a entrega desta proposta imposta pelos médicos é até esta quinta-feira. Uma reunião será realizada na segunda-feira com a presença dos médicos para definir qual será a decisão do HCC. A informação dada diretamente do HCC é que caso não seja contemplado o sobreaviso nessa proposta a promessa é de paralisar este serviço.