CASTRAMÓVEL

CASTRAMÓVEL

O Vereador Paulino de Moura sugeriu recentemente a implantação de um projeto para a castração de animais gratuitamente nos bairros. O nome já é utilizado em outros municípios com projetos parecidos no interior de São Paulo. Trata-se basicamente de uma viatura equipada e um profissional veterinário para os procedimentos. Os recursos para a compra da viatura serão repassados pela Câmara.

Em 27 de Junho de 2013 os Vereadores Alaor Tomaz (PDT) e Eduardo Assis (PSD) haviam dado entrada na Casa com o Projeto que Instituía o PMCA - Programa Móvel de Castração Animal, destinado ao controle da população animal canina e felina no Município de Carazinho. A ideia agora é justamente alinhar forças com os demais vereadores da Mesa Diretora para que se materialize esse projeto que há um bom tempo é reivindicado pela sociedade carazinhense, o que fortalece a intenção do grupo que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Carazinho.

Já estão sendo consultados os municípios de outras cidades que recentemente implantaram o projeto e através dessas informações gerais é que logo será possível adequar o mesmo a realidade do nosso município. Sabendo-se que o problema de animais abandonados, soltos na rua ou sem dono, que perambulam pela cidade já se tornou um grande problema de saúde pública pois não existe controle de natalidade e muito menos sobre as doenças que esses animais podem causar a si mesmo ou a população humana em geral, pois os abrigos, aos quais existem são de associações de pessoas que dão seu tempo, seu dinheiro e muitas vezes fazem sacrifício pessoal para que não fechem as portas, estão superlotados e a cada dia que passa mais e mais animais chegam, são levados ou jogados nesses abrigos e que lá mesmo não existe  infra estrutura e nem pessoal capacitado para realizar a castração.

Estudos mostram que somente uma fêmea canina em sua vida reprodutiva, pode gerar por volta de 20 filhotes ao ano e que se somente 50% desses filhotes forem fêmeas, num mínimo espaço de tempo, apenas de um animal, teremos milhares de indivíduos caninos sem dono e soltos pela rua, sendo que da raça felina o número de prenhes e nascimento é muito superior ao da raça canina e um macho, tanto de uma raça quanto de outra pode sentir o cheiro da fêmea a quilômetros de distância, então castrando-se os machos, o que é mais lógico e de fácil procedimento, a população do Município se protegerá de doenças que por ventura possam a surgir ocasionada com a superpopulação desses animais abandonados e os animais aos quais forem feitos esses procedimentos terão uma vida mais digna, não tendo que disputar com tantos o que lhe é dado por dia para sua sobrevivência, tanto pela própria população de moradores, como o que os mesmos conseguem pela rua.