COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Vimos por meio deste em respeito a toda comunidade de Carazinho, expor de forma transparente todos os fatos aventados de maneira equivocada por alguns veículos de comunicação de nosso Município. Sendo que os mesmos vincularam um eventual problema de saúde de uma de nossas colaboradoras do Ambulatório Municipal com seu local de trabalho. O que nos causou estranheza, pois não temos conhecimento de nenhuma associação com os fatos expostos. Até o presente momento não nos foi apresentado nenhum laudo diagnóstico que comprove tal associação. Salientamos ainda que estamos imbuídos e atentos a qualquer novo fato que possa ter relevância, colocando a SMS a disposição. Até o momento todos os fatos levantados e disseminados em nossa comunidade são colocações sem embasamento técnico das reais condições sanitárias do espaço físico ocupado pelo Centro de Especialidades Médicas e pelo Ambulatório Municipal.
A administração vem monitorando o funcionamento dos serviços prestados no Ambulatório e no CEM desde o dia de sua mudança, e busca incansavelmente aprimorar os serviços prestados aos nossos munícipes. Assim, a Vigilância Sanitária de nosso município vem acompanhando, vistoriando e dando orientações acerca das melhorias necessárias.
No último dia 05 de novembro foi entregue pela Vigilância Sanitária um relatório com apontamentos a serem considerados no que tange à organização funcional e estrutural do espaço em questão.

Segue a Conclusão final do relatório:

Considerando a grande demanda da população pelos serviços prestados pelo Ambulatório Municipal e considerando os apontamentos realizados pela Vigilância Sanitária, faz-se necessária urgente adequação na área física, tomando medidas na busca de melhorias e uma manutenção preditiva permanente, que atue em conjunto com a unidade, desde a troca de uma simples lâmpada até o conserto de pequenas coisas que podem ser executadas pela própria equipe de manutenção da prefeitura e que não demandam em contratação de mão de obra externa.
A previsão e detecção precoce de falhas ou defeitos coíbem interrupções e interdições das unidades. O retardamento no diagnóstico e nas providências pode levar ao agravamento, encarecimento e complicações dos problemas.
Seguindo requisitos técnicos e buscando acomodar todas as atividades desenvolvidas no ambiente do Centro de Especialidades Médicas e Ambulatório Municipal, o referido relatório solicita que paliativamente e dentro do menor prazo possível sejam feitas medidas de reparação em quesitos estruturais e funcionais.
Tendo ciência do relatório apresentado à Administração, a Secretaria Municipal de Saúde vem exaustivamente tomando medidas para sanar os tópicos elencados e prioritários, para oferecer um ambiente digno e salutar de nossos munícipes.
Algumas dessas ações já iniciaram e podemos citar como exemplo, capacitação das serventes, a fim de promover e mostrar a extrema importância destes nobres colegas na manutenção de um ambiente de saúde, mantendo uma assepsia de qualidade. Tal capacitação mesmo já estando prevista em nosso calendário de educação permanente se faz necessária, uma vez que estamos adequando os produtos utilizados para limpeza de nossos ambientes.
Estamos promovendo também uma assepsia de rotina em conformidade com as normas da ANVISA, em uma ação preventiva e normativa.
Em parceria com a Secretaria de Obras, estamos realizando uma manutenção predial preventiva e resolutiva, a fim de que pequenos reparos sejam realizados.
No que tange a questões de cunho administrativo e funcional, todas as medidas estarão sendo tomadas para que possamos bem atender nossa comunidade, o que sempre foi nosso compromisso.
Sendo o que se apresenta manifestamos cordiais saudações.