VEREADOR RUDI BROMBILLA (PP) FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE ASSENTAMENTOS INDÍGENAS

Na noite de segunda-feira (07) em seu uso da tribuna no Grande Expediente, o Vereador Rudi Brombilla (PP) comentou a declaração do executivo na imprensa local de que não fará doações de áreas para povos indígenas em nosso Município. Na ocasião ele se declarou a favor da posição do Executivo Municipal.

Em entrevista a Assessoria de Imprensa da casa o Vereador declarou: “Não sou contra a demarcação para assentamentos indígenas, mas sou totalmente contra a doação de uma nova área em nosso município. Carazinho nunca foi área indígena, e os que aqui estão assentados devem voltar para suas aldeias de origem. Temos uma agricultura forte e produtiva, e não podemos prejudicar nossos agricultores”.

O desrespeito aos direitos originários, reconhecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Resolução 169 da OIT, ocorre lado a lado com o esquecimento de centenas de famílias de assentados da reforma agrária, que permanecem há anos sem acesso às mínimas condições para viver dignamente e produzir para garantir seu sustento. Portanto não basta assentar esses povos, tem que se darem condições de moradia e produção. Cabe ao Governo Estadual e Federal a realocação deles para seus locais de origem assim como as condições de vida digna para os mesmos. Pois acampados na beira de rodovias em condições precárias só ajudam a piorar a situação.