Notícias

APOIO AO SECRETÁRIO DE OBRAS E PEDIDOS PARA CRIAÇÃO DE SECRETARIA DE SEGURANÇA

1 min atrás

Aconteceu na noite desta segunda-feira (20) a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Carazinho, presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença dos demais Vereadores os pontos marcantes da Sessão foram as  manifestações de apoio ao Secretário de Obras Adair Bonaldi Flores, pelo seu empenho em ajudar nos problemas ocorridos na Romaria de Santa Rita e sua humildade em admitir os erros no preparo da estrada e a visita a Secretaria de Segurança Pública no município de Canoas.

Na pauta do dia foram aprovados três projetos do executivo, todos por unanimidade, são eles: o projeto de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza abertura de Crédito Suplementar no Orçamento de 2013. Projeto de Lei 035/13 de autoria do Executivo Municipal, o qual Cria vagas no Quadro de Pessoal Efetivo do Centro de Assistência e Prestação à Saúde dos Servidores Municipais - CAPSEM. Projeto de Lei 036/13 de autoria do Executivo Municipal, o qual Autoriza concessão de uso de um imóvel do Município à Associação de Moradores Medianeira. 

Depois de lidos os trabalhos pelo Secretário Rudi Brombilla (PP), usaram da tribuna no Grande Expediente os seguintes Vereadores:

Anselmo Britzke (PDT): Comentou da viagem feita a Porto Alegre, juntamente com outros Vereadores, onde visitaram várias Secretarias da capital e foram muito bem recebidos. Na oportunidade visitaram a Secretaria de Segurança de Canoas, que é um exemplo em todo país, e se disse maravilhado com a estrutura encontrada, mas que tomou um “banho de água fria”, já que o Prefeito relatou que pretende criar a Secretaria de Segurança somente o ano que vem. Aproveitou para pedir desculpas a população em nome da Administração Municipal, pelos incidentes ocorridos na Romaria de Santa Rita, onde ônibus e carros atolaram e varias pessoas caíram. Elogiou o trabalho da Secretaria de Obras que tentou melhorar o trecho dias antes do evento, mas infelizmente não se tem como mandar no tempo, mas que confia que será feito um asfalto no local ainda nesta administração. Parabenizou a 1ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Paloma Drum Schacht, do CTG Unidos pela Tradição Riograndense, título este conquistado no ultimo fim de semana. Ressaltou que para entidade, a qual faz parte, é um grande título, como a conquista de um Campeonato Gaúcho de Futebol. Já adiantou que vai requerer na próxima semana uma homenagem a Paloma. Para terminar citou uma frase de Nelson Mandela que fala da importância da Educação.

Alaor Tomaz (PDT) – Falou do requerimento de sua autoria parabenizando o Colégio La Salle, que trouxe para cidades os campeões Olímpicos de Voleibol Gustavo e Paulão, ressaltou que estes atletas são um exemplo para nossa juventude. Comentando que este esporte esta em baixa nos últimos anos em nossa cidade, mas existe um projeto do Departamento de Esportes que visa revitalizar a modalidade em Carazinho. Parabenizou ainda a Rádio Gazeta e a Secretaria de Assistência Social pela campanha do Agasalho Aqueça-me. Ainda parabenizou Vilson Paese que foi eleito Presidente da Executiva do PDT. E a Empresa Bagetti que completa 25 anos de funcionamento em nossa cidade. Para finalizar comentou sobre o requerimento do Vereador Daniel Weber (PP), onde foi divulgado na imprensa que só os professores da rede municipal haviam sido vacinados contra gripe, e em conversa com o Secretario da Saúde, foi informado que os da rede estadual e bombeiros também foram imunizados.

Orion Albuquerque (PSDB) – Também comentou sobre as Vacinas da Gripe e informou que nossa cidade ficou acima da meta prevista pelo Ministério da Saúde que era de 80 % e atingimos 88%. Continuou sua fala da semana passada que havia sido interrompida por falta de tempo, que tratava da multa que levou no estacionamento rotativo, salientando que realmente passou do período de uma hora, portanto a mesma foi aplicada corretamente pelos fiscais de trânsito. E se disse feliz por ver que o serviço está funcionando corretamente. Ainda deixou uma sugestão, que nas notificações de multa seja incluso um espaço para defesa do infrator, assim como acontece nas multas efetuadas pelos órgãos federais e estaduais. Parabenizou a população de Carazinho pela participação em massa na Campanha do Agasalho Aqueça-me. Lembrou ainda que dia 18  de maio foi o Dia Nacional de Mobilização para o Enfrentamento a Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, parabenizando as várias entidades do município que combatem esse tipo de agressão incansavelmente e lembrou que qualquer cidadão pode denunciar pelo número 100. Informou ainda que foi visitar as instalações do CAPS 2, na Av. São Bento e achou fantástico o local e que foi uma ótima escolha da administração. Para finalizar comentou sobre a vergonha do Presídio de Viamão, onde presos entram e saem a hora que querem, trazendo drogas, mulheres e produtos furtados para dentro do presídio. Salientando que é inacreditável o que acontece nesse país.

Fernando Sant’Anna de Moraes (PP) – Falou sobre o projeto de Lei de sua autoria que institui a Campanha Permanente de Doação de Órgãos, Tecidos e Sangue nas Escolas Municipais. Explanou que mesmo com os avanços da Medicina, infelizmente ainda não se consegue criar órgãos, por este motivo a importância do seu projeto, para que se possam conscientizar as crianças a doarem sangue e órgãos, pois só quem possui tal insuficiência sabe o quanto é desesperadora a espera por uma doação. Explicou sobre os tipos de doadores, que se dividem entre vivos e pós mortem. E fez o pedido para que as pessoas se manifestem ainda em vida para seus familiares o desejo de ser doador, pois é a família que decide se os órgãos serão doados.

Daniel Weber (PP) – Começou parabenizando o Vereador Fernando Sant’Anna (PP) pela Campanha Permanente de Doação de Órgãos, Tecidos e Sangue nas Escolas Municipais.  Relatou que juntamente com o Vereador Márcio Hoppen (PMDB) visitaram a EMEI Padre Gildo no Bairro Oriental, q que encontraram a mesma em situação precária, pois se trata de uma casa adaptada, com salas pequenas e mal arejada. Comentou que esta tramitando no executivo um processo de desapropriação, mas que não há interesse dos funcionários, da população local e nem do proprietário do imóvel que isso aconteça. Portanto espera que o executivo repense sobre o assunto para que se encontre uma melhor solução, como a construção de uma nova EMEI. Pediu ainda ao Executivo o fim do turno único, pois ao seu entendimento, mais importante que a economia é o bom atendimento a população. Fez ainda um pedido de adaptação para deficientes visuais nas placas  de sinalização do município.

Estevão De Loreno (PP) – Parabenizou a Associação de Moradores do Bairro Medianeira que foi contemplada com a doação de uma área para a construção de uma sede. Comentou sobre a visita ao Gabinete do Deputado Estadual Ernani Polo, que é relator da CPI da Telefonia, e ressaltou o mau funcionamento dos telefones em nossa cidade. Ainda sobre sua viajem a Porto Alegre, elogiou o funcionamento dos parquímetros naquela cidade, o que chamou de maravilha, e que nossa cidade tem que progredir também. Pediu ao líder de governo Anselmo Britzke (PDT) que interceda junto ao Executivo para que seja mantida a emenda na Lei do Estacionamento Rotativo que institui a colocação de parquímetros em Carazinho. E que espera que o Jurídico da Prefeitura não tenha entrado com uma ADIN, pois a melhor saída seria uma negociação sobre o assunto.

Eduardo Assis (PSD) – Falou de seu Projeto, que declara de Utilidade Pública a ONG Ariva, entidade esta que luta para que o presídio estadual de Passo Fundo não se instale nas proximidades do Rio da Várzea. Com isso a ONG teria como conseguir mais recursos. Solidarizou-se com o Secretário de Obras Adair Bonaldi, pelo acontecido na Romaria, pois ressaltou que também já ocupou esta pasta e sabe como é difícil manter a cidade em ordem, ainda mais com a falta de maquinário. Elogiou o trabalho do Secretário que não mediu esforços para resolver os problemas de imediato. Comentou estar preocupado com a declaração do Prefeito de não criar a Secretaria de Segurança este ano, ressaltando a importância da criação ainda esse ano, para que se consigam verbas já para o próximo. Deu o exemplo de Canoas, que recebeu só do PRONASCI  R$ 14.000.000,00 em verbas para Segurança Pública. Convocou as entidades para mobilizarem-se no intuito da criação desta Secretaria ainda este ano, mesmo com poucos recursos, para que no ano seguinte ela comesse a funcionar por completo. Sugerindo ao líder de governo Anselmo Britzke (PDT) marcar uma reunião entre Prefeito, Vereadores e Entidades ligadas a Segurança, para discutirem o assunto.

Marcio Hoppen (PMDB) – Iniciou sua fala comentando sobre a situação da EMEI Padre Gildo, comentando que ficou triste com o que viu, pois estavam no local mais de 90 crianças, e que a creche é uma casa que foi adequada para a função, sem a mínima estrutura para abrigar tantas crianças, pois as salas são pequenas e sem ventilação. Pediu que o executivo reveja a situação do local e seja construída uma creche nova. Aproveitou para elogiar os funcionários do local, que mesmo em condições precárias fazem milagres para cuidar destas crianças. Lembrando que depois da construção do Residencial Oriental, aumentou e muito o número de crianças naquele bairro. Terminou afirmando que investir em crianças é investir no futuro.

 

PAULINO DE MOURA (PTB) – Falou também sobre a visita a Secretaria de Segurança de Canoas, relatando que assim como vários municípios da região já conseguiram, Carazinho também pode conseguir verbas para segurança pública. Disse que saiu daquela cidade feliz, que lá existem mais de 200 câmeras de monitoramento, que é um sonho, mas precisamos dar inicio. Falou também sobre a CPI da Telefonia, dando a ideia para que seja criada uma CPI aqui em nosso município também, pois as pessoas trocam de aparelho, de operadora e o serviço continua muito ruim. Comentou sobre a indústria de aposentadorias por invalides no Brasil, citando um funcionário da atual administração municipal, que é aposentado por invalides e está trabalhando em um cargo público. Adiantou que vai tomar uma atitude em relação a esse problema, nem que seja preciso abrir uma CPI para apurar os fatos e terminou falando que não tem medo de represarias. 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×