Notícias

SESSÃO MARCADA POR COMENTÁRIOS SOBRE DECLARAÇÃO DO PREFEITO

1 min atrás

 

Na noite de segunda-feira (29) presidida por Otto Gerhardt (PT) e contando com a presença dos demais Vereadores aconteceu mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores.

Depois da leitura dos trabalhos pelo secretário da mesa Vereador Rudi Brombilla (PP), ocupou o espaço do Grande Expediente a Presidente do Condicacar Eloisa de Ávila Pauletto. Na tribuna comentou que o conselho trabalha desde a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Explicou como funciona este conselho, as áreas em que atua, as suas atribuições e como é feito o cadastro das entidades beneficiadas.

Agradeceu aos Vereadores pela aprovação do projeto que viabiliza a eleição suplementar em caráter de urgência para novos conselheiros tutelares.

Pediu ainda uma maior mobilização da sociedade para doação do imposto de renda para o conselho, pois a cidade tem potencial para doar muito mais do que vem sendo doado, apresentando os números arrecadados nos últimos anos.

Por fim Agradeceu o espaço cedido e que espera continuar contando com o apoio da casa na aprovação de projetos de importância para o conselho.

Ainda no Grande Expediente usaram da Tribuna os seguintes Vereadores:

Estevão De Loreno (PP): Falou sobre sua preocupação com os Distritos Industriais e Logísticos da Cidade, pedindo agilidade na regularização das áreas. Sugeriu que os Vereadores se unam para cobrar atitudes e resolver este problema que atravanca a vinda de novas empresas e assim prejudicando o progresso do Município. Não esquecendo as empresas da cidade, que segundo o Vereador precisam de incentivos por parte do Executivo. Falou ainda sobre a declaração do Prefeito Municipal a uma rádio da Cidade, na qual teria comentado que os Caixas da Prefeitura  teriam sido retirados do local por causa da roubalheira que ocorreu na Administração passada. Sugeriu que o Prefeito anterior entre com um processo pedindo para que se prove o que foi falado, afinal essas declarações atingem até as Policias Civis e Militares da cidade, que teriam sido acusadas de não darem seguimento ao caso.

Daniel Weber (PP): Ao comentar sobre uma indicação de sua autoria, que trata da situação do Vale Alimentação dos Servidores Inativos, na qual se baseia na Lei que regulamenta tal assunto no Município de Passo Fundo, pediu que o Executivo avaliasse com muita atenção, pois considera a Lei do município vizinho bem elaborada. Garantiu ainda que os Vereadores vão lutar pelos direitos dos Servidores.

Eduardo Assis (PSD): Comentou sobre o roubo a um cofre da Prefeitura, que aconteceu em 2010, lendo a matéria que foi publicada época pela imprensa e as investigações feitas pela Policia Civil. Contrariando o atual Prefeito que em entrevista haveria dito que nada foi investigado. Informou que entrou em contato com a Delegada de Policia Rita de Carli e a mesma informou que a investigação foi completa. Mediante tais informações afirmou que o Prefeito deve entender que não é mais um Comerciante e sim um Mandatário, portanto é necessário que cuide o que fala, principalmente na imprensa, pois será processado pelo Ex-Prefeito Aylton devido a tais declarações.

Marcio Hoppen (PMDB): Usou o espaço na tribuna para comentar sobre as reclamações que tem recebido sobre o turno único da Prefeitura, pois recebeu informações que existem funcionários ganhando Horas Extras. Em aparte o Vereador Anselmo Britzke (PDT) pediu que o Vereador citasse os nomes dos servidores que estariam tendo este benefício.  Também pediu um aparte o Vereador Paulino de Moura (PTB) informando que será feito um pedido de informação ao Executivo sobre as horas extras e quais servidores estariam recebendo tal benefício. Marcio com a palavra novamente comentou que somente o governo estaria satisfeito com o turno único, pois a reclamação da população é geral. Em aparte o Vereador Rudi Brombilla (PP) se manifestou que também é contra o turno único e que prefere acreditar isso não é só mais uma brincadeira deste “Prefeito despreparado”.

Paulino de Moura (PTB): Ressaltou que cansou das atitudes tomadas pelo Prefeito eleito, principalmente no que se refere a população e aos Servidores Municipais, pois ele nem recebe os representantes para escutar suas reivindicações. Declarou que o prefeito “mentiu” quando falou na rádio que os Vereadores não votariam o projeto do Vale Alimentação se o mesmo não fosse no valor de R$ 400,00, e que ainda o mesmo “mentiu novamente” quando disse que os Vereadores foram mendigar a colocação do projeto. Salientou que vai combater as injustiças, que o atual Prefeito é ótima pessoa, mas é despreparado como Administrador Público. E ainda disse estar com saudades do Ex-Vereador Felipe Sálvia que entende profundamente do processo e aguarda que ele retorne a vida política, pois isso ajudaria muito a orientar a atual Administração.

Gian Pedroso (PDT): Falou sobre os Pedidos de Informações que fez semanas atrás, sobre o programa Veterinário Voluntário e que vai cobrar do Executivo para que se concretize. Falou ainda sobre o Pedido de Informação dos Distritos, e deu a sugestão de chamar o Secretário de Desenvolvimento para discutir com os Vereadores sobre o assunto. Salientou ainda que ficou triste com a declaração do Prefeito na rádio sobre a Administração passada.

Alaor Tomaz (PDT): Elogiou o excelente trabalho do Secretario de Obras Adair Bonaldi Flores , que mesmo com as dificuldades esta conduzindo muito bem a obras do município. Elogiou também a Secretaria de Educação Eloísa, que juntamente com ele elaboraram o projeto Pequenos Talentos no Esporte. E pediu para que este projeto tenha continuidade, independente de cores partidárias, pois ele beneficia o esporte do Município e ajudará a encontrarmos novos talentos no futuro. Em aparte o Vereador Paulino de Moura (PTB) deu a sugestão que o executivo transforme o Departamento de Esportes em Secretária de Esportes, pois desta forma projetos como este terão sua continuidade e assim angariar verbas federais para esta área de tamanha importância para a juventude local. Com a palavra novamente Alaor comentou sobre o caso do Vale Alimentação dos funcionários ativos e inativos, que esta a disposição para achar uma saída que seja a melhor para os funcionários públicos.

Anselmo Britzke (PDT): Falou sobre a demora na instalação de um telefone no Posto de Saúde do Bairro Cantares, que apesar de inúmeras tentativas por parte do executivo, a empresa de telefonia OI não tomou nenhuma providência ainda. Mas que continuarão insistindo pois é de suma importância a instalação desta linha telefônica. Comentou ainda sobre os Atendimentos na área da saúde nos Distritos de São Bento e Pinheiro Marcado, que foram levantados na última Sessão, ressaltando que quem reclamou estava desinformado, pois foram feitos somente nesse mês 167 atendimentos nestas localidades. Sobre o caso do Vale Alimentação, informou que devido ao orçamento o mesmo este ano não pode passar de 300,00 reais e que não entende por que não foi convidado para a reunião com o Sindicato dos Servidores, pois é de seu interesse ajudar os mesmos nesta questão. Salientou que ninguém gostaria de tirar este beneficio  dos aposentados, mas é uma orientação do Tribunal de Contas do Estado. E ainda sobre as criticas ao Governo atual, rebateu que os Vereadores estão andando muito pouco pela cidade, e citou o exemplo da Avenida Antônio José Barlete, que esta asfaltada, contribuindo com uma das maiores empresas da cidade, coisa que não foi feita pelas administrações passadas.

Orion Albuquerque (PSDB): Comentou sobre a retirada do Projeto de sua autoria que regulamenta as Tele Entregas de bebidas alcolicas a menores de idade. A retirada foi para que se possa debater o conteúdo do projeto juntamente com os demais Vereadores. Relatou que em viajem a Porto Alegre no final de semana aproveitou para visitar o novo Canil Municipal de Gravataí, e confessou sentir até certa inveja, pois a estrutura montada é impressionante, e elogiou o belo trabalho feito pela administração daquela cidade, que juntamente com a SUSEPE e Secretaria de Meio Ambiente mantém uma belíssima estrutura para abrigar os animais. Salientou ainda que seria muito bom se nossa cidade seguisse esse exemplo.

Erlei Vieira (PSDB): Elogiou o excelente trabalho das professoras Eloísa e Vera Suckau a frente do COMEN. Comentou que a professora Vera foi uma segunda mãe para ele, e que se ele chegou onde está com certeza teve a grande ajuda dela. Ainda relatou que só nesse ano já foi a vários enterros de viciados, portanto alguma coisa precisa ser feita em relação a este problema e sugeriu a volta de Vera ao COMEN. Deixou registrado o Repudio ao Governador Tarso Genro, que não tomou nenhuma atitude em relação aos pedágios, pois o valor de R$ 7,00 é um roubo, e que ele pessoalmente sempre foi contra os pedágios, por achar que uma cidade rodeada de praças acaba afugentando novas empresas. Falou ainda sobre os 120 dias da administração atual, que ao seu entender é muito pouco tempo para uma avaliação.

Na ordem do Dia foram deferidas 38 indicações e aprovados 3 projetos e 14 requerimentos.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×