Audiência Pública sobre Plano Municipal de Saneamento (PMSB)

Na noite de quinta-feira (17) foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Carazinho uma Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento, contando com a presença de vários representantes da comunidade e alguns Vereadores.

O plano vislumbra quatro eixos: o abastecimento de água, drenagem pluvial, esgotamento cloacal e resíduos sólidos. Ele dever ser pensado em Carazinho nos próximos meses pela Prefeitura e será construído a partir da participação da Secretaria de Planejamento Urbano e dos departamentos de Meio Ambiente e Jurídico.

Conforme a Lei número 11.445/2007, o Governo Federal prevê que cada município auxilie na construção da Política Nacional de Saneamento Básico.

Em fase de execução pela equipe da Prefeitura de Carazinho, o Plano Municipal de Saneamento (PMSB) deve ser concluído até 2014, com o auxílio e sugestões da população. Serão realizadas ainda mais cinco audiências públicas ao longo do processo de criação do plano.

O objetivo conforme a licenciadora ambiental, Camile Dornelles, é debater nesses encontros cada eixo e reunir representantes de cada bairro do município, além dos moradores do meio rural.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), Claudir Cardoso, disse estar satisfeito com o resultado dessa primeira audiência pública. “O encontro cumpriu o objetivo, pois queríamos a representação da população e tivemos a participação de vários líderes de bairros, entidades de classe”, argumentou.