Notícias

Noite de Debates e Homenagens

1 min atrás

 

Foi realizada na noite de ontem (14) no Plenário da Câmara Municipal a segunda Sessão Ordinária. Mais uma vez contando com o excelente público, praticamente lotando as dependências da casa. Presidida pelo Vereador Otto Gherhardt e com a presença de todos os Edis, a Sessão contou com a do Prefeito Municipal Renato Süss que veio prestigiar os trabalhos do legislativo.

A Sessão foi marcada pelo grande uso da tribuna por parte dos Vereadores no Grande Expediente, que falaram principalmente sobre os vetos a emendas do orçamento e as declarações divulgadas na imprensa sobre supostas irregularidades no funcionamento e até na possível suspensão no atendimento do Centro de Assistência Psicossocial de Carazinho (CAPS).

Entre os trabalhos foram apresentados 47 Indicações e 21 Requerimentos. Todos aprovados por unanimidade; e os seguintes Projetos:

Projeto de Lei 106/12 – Autoria do Executivo Municipal – Ementa: Concede o Título de Cidadão Honorário de Carazinho ao Sr. Erselino Achylles Zottis. Aprovado por Unanimidade

Projeto de Lei 107/12 – Autoria do Executivo Municipal – Ementa: Concede o Título Honorífico a Sra. Jussara Maria Sirena. Aprovado por Unanimidade

Veto as Emendas do PL 093/2012 - o qual é de Autoria do Executivo Municipal e estima Receita e Despesa do Município de Carazinho para o exercício financeiro de 2013. Mantido o veto com 11 votos a favor e um contrário.

No Grande Expediente fizeram uso da palavra os Vereadores:

Anselmo Britzke (PDT) usou a tribuna pra se pronunciar com relação aos trabalhos apresentados, dando destaque ao requerimento de pesar pela morte de seu amigo Rangel. Comunicou a todos que representando o Executivo Municipal durante evento do MTG, foi escolhido para integrar o grupo, como representante do Legislativo. Elogiou e agradeceu o empenho do Secretario de Obras na solução de problemas mais urgentes. Explanou também com relação ao seu posicionamento com relação ao veto das emendas do orçamento que no seu entendimento deveria ser aprovado por serem inconstitucionais e inviáveis.

Alaor Tomaz (PDT) ao se pronunciar, na noite desta segunda-feira na Tribuna da Câmara de Vereadores de Carazinho teceu elogios a realização do “Dia de Campo“ organizado pela Cabanha do Ouriço em São Bento, de propriedade de Luís Augusto Webber, evento realizado no último dia 12 do corrente ano. Manifestou igualmente seu apreço e apoio para a ACF, Associação Carazinhense de Futebol, pelo seu 16º aniversário, comemorados nesse mês. Para a presidenta da instituição, toda diretoria e comissão técnica representada pelo técnico Eduardo Gomes, o vereador disse “Sei da importância do trabalho de todos vocês, pois uma de minhas grandes bandeiras é o esporte e ele é um instrumento de grande transformação na sociedade”. Ao encerrar, fez alusão ao Grupo “Minuanos” de nossa cidade, mas vivendo em Campo Mourão/PR, que há muito tempo leva o nome de nossa cidade através de sua música.  

Gian Pedroso (PDT) se pronunciou pela primeira vez em plenário onde cumprimentando a todos os presentes, fez questão de expor a sua satisfação em ter sido eleito para o primeiro mandato como Vereador desta Casa. Destacou que vai desenvolver seu trabalho voltado para os interesses da população, que pretende crescer com as experiências do dia a dia, que vai ouvir muito e com isso adquirir o conhecimento necessário para desenvolver um belo trabalho.

Orion Albuquerque (PSDB), posicionou-se a favor do veto do ex prefeito Aylton Magalhães, argumentando de que não haverá recursos disponíveis no momento conforme alegou a atual administração. Disse ainda, que seria irresponsabilidade da sua parte rejeitar o veto e criar uma falsa expectativa as entidades e associações indicadas, mas que sabe da importância de cada uma delas ao município, principalmente a ACAPA e JCI, e que junto com o executivo, buscarão outras formas de beneficiar as mesmas.  Falou ainda da situação do CAPS e elogiou a atitude do Vice Prefeito Elbio Esteve que antes do inicio da sessão, esclareceu aos vereadores da situação e oposição o porque da suspensão temporária do centro.  

Daniel Weber (PP), falou sobre o CAPS, e a sua importância de permanecer aberto funcionando mesmo durante o período de reforma e adequação. Aproveitou o momento para homenagear o Presidente reeleito do Sindicato Rural de Carazinho Carlos Eduardo Sheibe. Colocou-se também solidário a luta das agentes de saúde de Carazinho em prol de sua gratificação que é sempre recebida em janeiro.

Erlei Vieira (PSDB) pediu a palavra para o Vereador Fernando Sant’Anna e fez um manifesto contra o funcionário que deu entrevista para o Jornal Diário da Manhã, onde disse que o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial do município seria um manicômio. Foi visível a expressão de revolta do vereador, pois os “loucos”, como os doentes mentais foram chamados, são seres humanos, são pessoas que precisam de ajuda, de cuidado e merecem respeito. Erlei trabalhou anos e ainda realiza trabalhos juntamente à Secretaria da Saúde. Conhece cada um e sabe da dificuldade que passa um doente mental, e foi por isso, que a declaração feita pelo tal funcionário, causou a indignação.

Eduardo Assis (PSD), o vereador falou na sessão sobre o que foi realizado na gestão passada (Aylton e Capitânio) que foi construído 01 UBS no bairro planalto cantares, 01 ESF na Praça Armindo Capitânio, o projeto da UPA ficou pronto para licitação, 30 km de asfalto, revitalização das duas entradas da cidade, implantação de coleta mecanizada com 200 containers, renovação do contrato com a Corsan, 02 EMEIS na Medianeira e Planalto/Cantares, reclassificação dos funcionários de carreira e magistério, mais de 400 unidades habitacionais entre casas e apartamentos, novas rede de energia elétrica entre Carazinho e Tapera, várias empresas se instalaram no município. Discerniu sobre o pedido de informação solicitado pelo poder legislativo ao executivo, pela razão do chefe de gabinete falar em meios de comunicação (rádio e jornais) que o município estava pagando um valor muito alto pelos aluguéis para acomodação das secretarias. Provou que não foram adquiridas novas máquinas para a secretaria de obras por que o governo anterior já tinha feito um financiamento de 1,2 milhões para aquisição de caminhões e máquinas o que comprometeu o governo Aylton de adquirir novos equipamentos, pois tinha que pagar o financiamento e não tinha como financiar novamente.

Estevão De Loreno (PP), o Vereador falou sobre o pedido de informação, no qual constem Informações e Dados referente a imóveis locados de terceiros que são disponibilizados para acomodações de Secretarias, Diretorias e/ou Autarquias quantos imóveis a Prefeitura Municipal tem alugado para acomodações dos referidos órgãos.

Rudi Brombila (PP), destacou na tribuna o encaminhamento de requerimento de aplauso ao Sr. Carlos Eduardo Scheibe, pela recondução ao cargo de presidente do Sindicato Rural de Carazinho para gestão 2013-2015, com  Indicações  ao Executivo Municipal para que determine ao setor compete limpeza de terrenos na Rua 15 de Novembro, Vereador  Rudi Brombilla  também mencionou o aniversário da ACF onde nesse mês de Janeiro completou  seu 16º aniversário, mencionado na tribuna  a historia da entidade  com  entrega de certificado com reconhecimento do Legislativo Municipal em ato solene. 

Fernando Sant’Anna de Moraes (PP) comentou a situação da suspensão dos atendimentos junto ao CAPS e ainda os posicionamentos um tanto quanto sensacionalista dos gestores da área da saúde junto à mídia. Mencionou a importância de uma de suas indicações, que trata sobre as mudanças nas vagas de estacionamento na Avenida Pátria, local hoje conhecido por ser o ponto central da saúde no município, na oportunidade em que agradeceu o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito pela presteza no atendimento de sua solicitação. Quanto ao veto, principal assunto discutido na noite, adotou o posicionamento de mantê-lo, considerando o comprometimento manifestado pelo Vice-Prefeito Dr. Élbio quanto ao apoio financeiro para entidades como a ACAPA. Finalizou citando Rui Barbosa.

Marcio Hoppen (PMDB) suas atenções estavam voltadas para o não veto  pois o mesmo  ao iniciar sua fala cumprimentou aos assessores do Ilustre  Deputado Márcio Biolchi Luis kunrarth  e Romano e não deixou de lembrar do Ilustre e Saudoso Deputado Osvaldo Biolchi.  Falou também do trabalho feito pelo secretário de educação Jairo Martins, e falou sobre o trabalho da coordenadora da ACAPA e parabenizou pelo seu trabalho Sra. Sirlei Lopes, pois faz tanto com tão pouco. Falou sobre a importância da FUNDESCAR e JCI e como o esporte é importante para a comunidade de Carazinho. Ressaltou sobre o trabalho da professora Sandra Citolin, ex vereadora do Partido do PMDB e do empenho dela junto a comunidade para derrubar o VETO e fazer o repasse as entidades.

 

Paulino de Moura (PTB), também comentou sobre a situação e a matéria divulgada na imprensa sobre o CAPS, comentando que o teor da entrevista de um funcionário da Secretária de Saúde chamando de “Manicômio” a instituição foi ofensivo, que as pessoas lá internadas merecem mais respeito. E por fim salientou que o atendimento pode até ser suspenso temporariamente, mas os pacientes não podem ficar desassistidos.

A noite ainda foi marcada pela homenagem a ACF (Associação Carazinhense de Futebol) pelos seus 16 anos de existência.  A Presidente da entidade Daniela Portilho da Silva recebeu das mãos do Vereador Rudi Brombila autor da Homenagem um Certificado parabenizando a entidade pela data. Daniela ainda usou a tribuna para agradecer aos Vereadores e a “Família ACF” que estava presente no plenário para prestigiar o momento de muito orgulho para a entidade.

Por fim por sugestão do Vereador Iron Albuquerque e aprovado pelos demais foi cedido espaço na tribuna para Sra. Sirlei Lopes representante da Associação Carazinhense de Proteção aos Animais (ACAPA). Com a palavra ela comentou da atual situação que se encontra a ACAPA e a necessidade de um Médico Veterinário e de recursos para que a entidade possa continuar os seus trabalhos.

 

FOTOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×