Comitiva carazinhense faz reivindicações ao secretário de Saúde do RS

Nesta quinta-feira (25) uma comitiva, representando Carazinho, foi recebida pelo secretário de Saúde do RS, Ciro Simoni e o chefe de gabinete da Secretaria, Fábio Rolim Medeiros em audiência coordenada pelo deputado e líder do PDT, Dr. Basegio. Na reunião foram entregues ao chefe da pasta três demandas de saúde para o município: a construção de um centro de reabilitação para portadores de necessidades especiais, ampliação dos serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)e recursos para construção da nova UTI. Participaram da atividade o prefeito eleito de Carazinho Renato Süss, o vice-prefeito eleito Élbio Esteve, o presidente da Câmara de Vereadores Erlei Vieira, o coordenador do SAMU Vinicius Basegio e o servidor público federal Evandro de Oliveira.

“São três demandas de extrema importância que não beneficiam apenas Carazinho, mas toda a população desta grande região – mais de 20 municípios- que fazem uso dos serviços de saúde disponíveis na cidade”, destacou Dr. Basegio. O parlamentar lembrou ainda que a região tem alto índice de acidentes em rodovias de grande fluxo de veículos, como por exemplo as BRs 285 e 386, tornando imprescindível a utilização dos serviços de urgência e emergência hospitalares.

O secretário falou sobre a legitimidade das reivindicações e orientou a comitiva para o encaminhamento oficial das solicitações através de projetos de acordo com as exigências legais para cada processo. Ciro também enfatizou que orçamento para 2013 é a aplicação de 12% da receita líquida de impostos e transferências na saúde. Estão previstos R$ 2,6 bilhões para o setor.

Renato Süss, prefeito eleito do municípios, afirmou que a saúde foi uma das suas bandeiras de campanha e de que será a principal atuação do seu mandato. “Queremos a população bem atendida na saúde e para isso vamos trabalhar para estruturar o município para um bom atendimento nesta área”, disse. O presidente de Câmara, vereador Erlei, também reafirmou seu compromisso com as questões da saúde dos carazinhenses. “Tenho buscado constantemente garantir melhorias para a estrutura de saúde do município, neste campo cada centavo investido é revertido em qualidade de vida”, defendeu Erlei.

Ao término da reunião os futuros administradores do município explicaram que darão início à elaboração dos projetos necessários em breve. Segundo eles, logo após a posse devem marcar nova audiência, por intermédio do deputado Dr. Basegio, para que os documentos sejam oficialmente protocolados e iniciem os trâmites para concretização das demandas.