Dr. Elbio lança projeto sobre Conscientização Sobre Doação de Órgãos e Tecidos

O Vereador Elbio Esteve (PSDB) entrou com projeto de lei criando a “Marcha Municipal de Conscientização Sobre Doação de Órgãos e Tecidos.”.

Em que pese os problemas do sistema de saúde, o qual ainda se mostra insuficiente para atender as necessidades da população em sua plenitude, desenvolveu-se no Brasil uma notável capacidade técnica para a realização de transplantes. Apesar desse fato e da fantástica evolução da tecnologia médica em favor da vida, o fato real é que o sucesso dos transplantes, como nenhuma terapia, depende da participação da sociedade através da doação de órgãos.

Qualquer pessoa pode doar órgãos. Nenhuma religião é contra a doação. Pelo contrário, toda religião apoia o amor aos outros, que inclui o ato de doar-se. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam um coração, um pulmão, um rim. Uma vida.

Promover a discussão do assunto na comunidade escolar, entre a família, nas igrejas, órgãos públicos, é o que motivou a elaboração do projeto. “No Brasil, a pesar de sermos uma nação com tecnologias de transplante bem avançadas, estamos tendo dificuldades em avançar na parte social, na comunicação com os futuros doadores. Todos somos candidatos a doarmos órgãos, a morte é certeza para todos, e porque não transformarmos morte em vida?” Comentou Dr. Elbio.

A marcha também servirá para instruir a comunidade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, e da fundamental importância de o doador avisar seus familiares sobre a questão.

"Transplante é muito mais do que uma simples cirurgia. É um procedimento que envolve a mais profunda conexão entre seres humanos." - James F. Burdick

O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É, sem dúvida, um procedimento médico com enormes perspectivas, porém impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas.

A conscientização da sociedade como um todo, tarefa de longo prazo, deve ser iniciada nas escolas, o centro ideal de formação integral dos jovens, incluindo o exercício da cidadania. Neste sentido, a incorporação dessa temática nos conteúdos curriculares dos diversos níveis de ensino é determinante para se lograr uma atitude crítica que permita o debate e a análise dos avanços científicos que influenciam a nossa saúde e determinam o rumo da nossa existência. Afinal de contas, os estudantes de hoje são os futuros médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, biólogos, engenheiros, pesquisadores, técnicos de laboratórios, cidadãos, governantes e potenciais doadores e receptores de órgãos, beneficiários da admirável tecnologia dos transplantes.

O evento deve acontecer no dia 15 de novembro de cada ano.

Patrick René

Assessor de Comunicação