Grandó encaminha Projeto de Lei que implanta no municipio o teste da orelinha

Na sessão do último dia 11 de maio, o vereador Grandó (PTB) apresentou indicação ao executivo municipal de Projeto de Lei o qual determina a implantação no município de Programa de Detecção da Deficiência Auditiva Infantil – “Teste da Orelinha”.

Conforme o projeto, o programa é constituído de Triagem Auditiva Neonatal também conhecida como “Teste da Orelinha” (pesquisa de emissões otoacústicas evocadas e pesquisa do reflexo cócleopalpebral) realizado nas maternidades públicas e privadas em todos os recém-nascidos, como condição para que o mesmo seja liberado, devendo constar o resultado no Cartão da Criança e no prontuário do hospital.

Com o exame realizado, a criança não fica a mercê de uma constatação tardia e por conseqüência tem mais chances de recobrar sua audição ora afetada ou realizar um tratamento mais adequado para que não torne-se prejudicada futuramente.

Conforme o vereador, com a sanção do projeto o município através da secretaria da saúde fica autorizado a custear as despesas oriundas do presente projeto e, beneficiando assim toda população, principalmente a carente a qual não tem condições de pagar o exame que é realizado somente particular.