17 . 11 . 2017 - 09 : 47

Prêmio Zumbi dos Palmares será entregue na próxima semana

Já foram definidos os homenageados para o Prêmio "Prêmio Zumbi dos Palmares" da Câmara de Vereadores deste ano.  O prêmio existe no município desde 2012, e visa homenagear anualmente no dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), em reconhecimento pela luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias.

As indicações foram realizadas pelas entidades e grupos do Movimento Negro,conforme previsto na lei que institui no município esta homenagem. Neste ano será feita a entrega  também a pessoa  jurídica, através da entrega de documentos que comprova que a mesma possui no quadro de funcionários 20% de funcionários negros.A honraria à pessoa jurídica será dada neste ano ao Núcleo do CPERS Sindicato, que possui somente uma servidora na unidade de Carazinho, sendo ela da raça negra.

Já a indicação de pessoa física, entre os nomes encaminhados até o poder Legislativo, foi escolhido para este ano o médico veterinário Júlio Tadeu Flores da Rocha.

A entrega das honrarias acontecerá no dia 20 de novembro, dia que é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, que é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra. Neste dia, nenhum projeto deverá ser apreciado pela casa.

Quem foi Zumbi dos Palmares:

Zumbi é considerado um dos grandes líderes da história, símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.

Ele nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.

Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre jesuíta católico Antônio Melo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, fugiu de Porto Calvo para viver no quilombo dos Palmares. Na comunidade, deixou de ser Francisco para ser chamado de Zumbi (que significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto da tribo imbagala de Angola).

Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

23.02.2018 - 10:57
Vereador propõe a criação do Programa Restaurante Solidário

A proposta foi lançada pelo vereador Fábio Zanetti ainda em 2017 com um anteprojeto encaminhado ao Executivo Municipal, o qual sugere a criação do Programa Restaurante Solidário

23.02.2018 - 08:28
Projeto que cria cargos efetivos no município será votado na próxima segunda-feira

A sessão ordinária da próxima segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de Carazinho terá apenas um projeto em votação. Trata-se do PL 018, o qual autoriza

22.02.2018 - 16:35
Vereador solicita limpeza urgente nos trilhos da viação férrea

Diversos moradores têm procurado o Poder Legislativo para tentar solucionar o problema de falta de limpeza nas proximidades dos trilhos da viação férrea no município.

22.02.2018 - 14:40
Comunidade pode colaborar com o HCC através do Projeto Troco Amigo

A comunidade carazinhense já pode fazer a doação do seu troco para o Hospital de Caridade de Carazinho, graças a uma parceria entre o poder Legislativo, HCC e Rede de Farmácias

Sessão Ordinária nº 334 (26/02/2018 - 14:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 26 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 14 horas.

1. Projeto de Lei 018/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Cria vagas de cargos no Quadro de Pessoal Efetivo do Município, constante da Lei Municipal nº 7.088/09.