09 . 11 . 2017 - 09 : 24

Escolhidos os estudantes para o Programa Juventude Legislativa

Já estão definidos os estudantes que irão participar do Programa Juventude Legislativa no ano de 2018. As indicações foram realizadas através das escolas da rede pública e particular, onde todas foram notificadas para que encaminhassem os nomes de seus representantes, sendo todos eles matriculados a partir do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio (vigência 2018).

Para surpresa do vereador Lucas Gabriel Lopes, autor do programa no município, 14 escolas indicaram seus alunos para participarem do programa no ano que vem. Na lei de criação, está previsto que em caso de  mais de treze interessados dentre todas as escolas, caberá aos servidores efetivos do Legislativo realizar uma eleição para escolha dos representantes e suplentes. Contudo, por ser o primeiro ano destas atividades e pelo caráter pedagógico que o programa tem, serão mantidos esses  14 alunos que irão dar início ao Juventude Legislativa no município de Carazinho.

O Programa Juventude Legislativa:

A proposta apresentada pelo vereador Lucas Lopes tem como intuito despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade, assim como a integração com o Poder Legislativo para despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida. Por esse motivo, pensou-se em criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Foi unindo todas essas ideias que o vereador elaborou o projeto que institui no município o Programa Juventude Legislativa, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito municipal e que a partir de março de 2018 terá sua efetivação no município, possibilitando aos alunos o acesso e conhecimento dos vereadores e as propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade.

A partir desse programa, Lopes pretende oportunizar aos jovens momentos para se discutir e refletir acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões do município e sensibilizará a comunidade escolar para participarem deste movimento. Esta é uma meta do vereador que tem um trabalho muito forte em fortalecer as lideranças juvenis do município, a começar pelos grêmios estudantis das escolas.

Conheça os representantes:

COLÉGIO NOTRE DAME APARECIDA

25.04.2018 - 16:46
Secretaria de planejamento esclarece o Plano Diretor

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (25) debateu sobre o projeto de lei que esta em tramitação no Legislativo, o qual sugere um novo Plano Diretor para o município.

25.04.2018 - 10:36
Projeto de Lei busca assegurar o aleitamento materno em estabelecimentos públicos e privados

Um projeto de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, busca assegurar o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos

24.04.2018 - 11:39
Sancionada a Lei que denomina Unidade de Pronto Atendimento Armindo Francisco Capitânio

A Unidade de Pronto Atendimento de Carazinho – UPA recebe, a partir de uma Lei aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a denominação “Armindo

24.04.2018 - 11:25
Maior transparência nos relatórios de viagens é proposta na Câmara

Visando dar maior transparência nos atos públicos, foi protocolado na Câmara Municipal um projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação dos relatórios

Sessão Ordinária nº 345 (07/05/2018 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 07 de maio, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.