10 . 10 . 2017 - 17 : 30

Escola Rufino Leal já tem sua representante para o Programa Juventude Legislativa

Atendendo o convite da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rufino Leal Luciane Roese, os vereadores Lucas Gabriel Lopes e João Pedro Albuquerque de Azevedo estiveram na escola para conhecer os três alunos que demonstraram interesse em participar do Programa Juventude Legislativa. Como cada escola poderá indicar apenas um representante, foi proposto um momento em que os alunos pudessem expor suas ideias e dizer por que mereciam representar a escola no Programa.

A proposta foi apresentada ao autor da Lei Municipal que cria o Programa, vereador Lucas Lopes, que aceitou a ideia e repassou o convite aos demais vereadores da Casa para que pudessem, juntos, avaliar o que melhor se sobressaísse na oratória e no conteúdo apresentado. Na escola, os alunos Kevin, Kauana e Igor expuseram suas opiniões, destacando o que realmente achavam importante para se construir uma comunidade melhor, apontando pontos negativos e positivos da realidade atual da política local e nacional.

Após a apresentação dos três alunos, os vereadores se reuniram e discutiram o que melhor se destacou, levando em consideração a oratória, postura e atitude, sendo escolhida para representar a escola no ano que vem no Programa a aluna Kauna Camargo.

Cabe ressaltar, que este critério foi adotado pela Escola e não necessariamente é obrigatório a todas as outras escolas do município. Contudo, pode ser uma forma de escolha caso haja mais de um aluno que esteja determinado em participar.

O Programa:

Cada escola poderá indicar um aluno, devidamente matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio (vigência 2018), para participar do processo de escolha dos vereadores do Programa Juventude Legislativa.  Em caso de haver mais de treze interessados dentre todas as escolas, caberá aos servidores efetivos do Legislativo realizar uma eleição para escolha dos representantes e suplentes. As escolas têm o prazo para realizar a indicação, até o dia 31 de outubro de 2017, por ofício destinado ao gabinete do vereador.

O Programa iniciará em março de 2018 e tem como principais objetivos despertar no jovem a consciência da cidadania aliada à responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade; integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a ética, a cidadania e valores para uma sociedade solidária e comprometida e criar junto à comunidade espaços para o crescimento dos anseios dos jovens em direção à conquista da cidadania, num processo de contínua aprendizagem.

Qualquer dúvida em relação do Programa ou prazo pode ser sanada diretamente com o gabinete do vereador através do email vereadorlucas@camaracrz.rs.gov.br ou 3330-2322, ramal 219.

25.04.2018 - 10:36
Projeto de Lei busca assegurar o aleitamento materno em estabelecimentos públicos e privados

Um projeto de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, busca assegurar o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos

24.04.2018 - 11:39
Sancionada a Lei que denomina Unidade de Pronto Atendimento Armindo Francisco Capitânio

A Unidade de Pronto Atendimento de Carazinho – UPA recebe, a partir de uma Lei aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a denominação “Armindo

24.04.2018 - 11:25
Maior transparência nos relatórios de viagens é proposta na Câmara

Visando dar maior transparência nos atos públicos, foi protocolado na Câmara Municipal um projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação dos relatórios

24.04.2018 - 10:27
Anunciadas duas emendas para o município de Carazinho

Foi anunciada durante a sessão ordinária desta semana, através do vereador Daniel Weber e Marcio Guarapa, a destinação de duas importantes emendas para o município

Sessão Ordinária nº 345 (07/05/2018 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 07 de maio, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.