04 . 10 . 2017 - 11 : 38

Presidente mantém a aprovação do relatório de diária do Diretor de Expediente

O presidente da Câmara de Vereadores de Carazinho, Estevão De Loreno, decidiu manter a aprovação do relatório de prestação de contas do Diretor de Expediente da Casa, Ezelino Ramos, referente à viagem no dias 06 a 08 de março de 2017. A decisão se baseia no agendamento de compromissos no Ingelis e no Tribunal de Contas, na comprovação de frequência e no comprovante de pernoite, o que dá direito ao servidor de diária integral (diária-pousada).

O assunto em questão foi denunciado pelo vereador João Pedro Albuquerque de Azevedo, o qual afirma que o diretor havia saído “na noite da segunda-feira, dia 06, sob a justificativa de que haveria agenda às 9h da manhã no instituto INLEGIS. Em consequência desse outro pernoite, de segunda para terça-feira, recebeu mais uma diária no valor de R$ 416,25. No relatório de prestação de contas, a visita ao INLEGIS está lá, como ÚNICA visita realizada na manhã da terça-feira, dia 07. Contudo, o atestado de presença fornecido pelo INLEGIS nos apresenta outra informação: o atendimento foi feito às 14h”.

O ponto reaberto se resumiu à possível ausência dele (diretor de expediente) no compromisso no INLEGIS, às 9h, do dia 07 de março de 2017, como constou quando de sua solicitação de diária. Entretanto, na decisão da presidência, independente da hora do compromisso, provou-se ter havido agendamento, tanto no Inlegis, quanto no Tribunal de Contas, e comprovação do pernoite, o que dá direito à diária integral. Esta se fundamentou em uma decisão do próprio Tribunal de Contas do Estado sobre concessão de diária e ausência de comprovação da efetiva participação no evento, em que o relator afirma: [...] muito embora não tenha sido apresentado o certificado de participação no evento, há comprovação de despesas no local de destino: nota fiscal do hotel nominal ao servidor, com data de entrada e de saída em consonância ao empenho, além de documentos fiscais que atestam refeições no destino (Santa Maria) durante toda duração do curso” (CONTAS DE GESTÃO, n. processo 003182-02.00/14-0. Exercício 2014. Origem: Executivo Municipal de Vila Nova do Sul. JULGARAM AS CONTAS REGULARES, COM RESSALVAS. UNÂNIME. Publicado em 26/07/2016).

Diante dos fatos, o Presidente manteve, na íntegra, a aprovação das contas do servidor Ezelino Martins Ramos.

25.04.2018 - 10:36
Projeto de Lei busca assegurar o aleitamento materno em estabelecimentos públicos e privados

Um projeto de autoria da vereadora Janete Ross de Oliveira, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, busca assegurar o direito ao aleitamento materno nos estabelecimentos

24.04.2018 - 11:39
Sancionada a Lei que denomina Unidade de Pronto Atendimento Armindo Francisco Capitânio

A Unidade de Pronto Atendimento de Carazinho – UPA recebe, a partir de uma Lei aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a denominação “Armindo

24.04.2018 - 11:25
Maior transparência nos relatórios de viagens é proposta na Câmara

Visando dar maior transparência nos atos públicos, foi protocolado na Câmara Municipal um projeto de Lei que dispõe sobre a divulgação dos relatórios

24.04.2018 - 10:27
Anunciadas duas emendas para o município de Carazinho

Foi anunciada durante a sessão ordinária desta semana, através do vereador Daniel Weber e Marcio Guarapa, a destinação de duas importantes emendas para o município

Sessão Ordinária nº 345 (07/05/2018 - 18:45)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 07 de maio, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 18 horas e 45 minutos.