17 . 04 . 2017 - 20 : 20

Vereadores aprovam dois, dos três projetos colocados em votação

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores votou e aprovou dois dos três projetos colocados em apreciação, sendo rejeitado o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Executivo Municipal o qual dá nova redação ao inciso XIV do Art. 53 da Lei Orgânica do Município de Carazinho. Essa alteração visa dilatar o prazo para prestação de informações à Câmara Municipal sobre atos sujeitos à fiscalização do Poder Legislativo, que hoje é de quinze dias, passando para trinta dias. O projeto alegava que havia um elevado número de pedidos de informações recebidos, que muitas vezes demandam tempo considerável de pesquisa e confecção, fazendo com que os servidores deixassem de efetuar outras tarefas, no intuito de atender ao prazo estabelecido na legislação pertinente.

Por ser uma alteração a Lei Orgânica o projeto necessitava de nove votos para aprovação, contudo, teve apenas oito votos favoráveis e cinco contrários, sendo que nesse tipo de projeto o presidente também vota. Mesmo com a maioria, o projeto foi rejeitado em função de não ter a maioria qualificada do plenário.

Já os demais projetos colocados em apreciação foram aprovados por unanimidade, sendo que todos eram de autoria do Executivo Municipal. O primeiro deles foi o PL 043/17 o qual autoriza abertura de crédito especial no orçamento no valor de R$ 23.400,00 na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, passando os valores pagos a título de locação do prédio onde funcionava a Secretaria Municipal de Agricultura para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, em função da alteração das sedes das referidas secretarias.

Foi aprovado também o PL 041/2017 o qual autoriza a filiação e contribuição do município de Carazinho a Associação dos Municípios do Planalto – AMPLA, que tem por fim associar, integrar e representar judicial e extrajudicialmente os municípios da Região, impetrar mandados de segurança, bem como atuar nos pólos ativo e passivo das ações de interesse geral, com a aprovação prévia ou referendo posterior à reunião ordinária ou Assembléia Geral, Ordinária ou Extraordinária da entidade, ou diretamente através da Federação das Associações de Municípios no Rio Grande do Sul - FAMURS, objetivando desenvolver ações voltadas ao municipalismo.

23.02.2018 - 10:57
Vereador propõe a criação do Programa Restaurante Solidário

A proposta foi lançada pelo vereador Fábio Zanetti ainda em 2017 com um anteprojeto encaminhado ao Executivo Municipal, o qual sugere a criação do Programa Restaurante Solidário

23.02.2018 - 08:28
Projeto que cria cargos efetivos no município será votado na próxima segunda-feira

A sessão ordinária da próxima segunda-feira (26) da Câmara de Vereadores de Carazinho terá apenas um projeto em votação. Trata-se do PL 018, o qual autoriza

22.02.2018 - 16:35
Vereador solicita limpeza urgente nos trilhos da viação férrea

Diversos moradores têm procurado o Poder Legislativo para tentar solucionar o problema de falta de limpeza nas proximidades dos trilhos da viação férrea no município.

22.02.2018 - 14:40
Comunidade pode colaborar com o HCC através do Projeto Troco Amigo

A comunidade carazinhense já pode fazer a doação do seu troco para o Hospital de Caridade de Carazinho, graças a uma parceria entre o poder Legislativo, HCC e Rede de Farmácias

Sessão Ordinária nº 334 (26/02/2018 - 14:00)

CONVOCO os senhores vereadores para uma Reunião ORDINÁRIA, a ser realizada dia 26 de fevereiro, SEGUNDA-FEIRA, com início previsto para as 14 horas.

1. Projeto de Lei 018/18 de autoria do Executivo Municipal, o qual Cria vagas de cargos no Quadro de Pessoal Efetivo do Município, constante da Lei Municipal nº 7.088/09.