Prof. João Alberto Weissheimer - Comenda O Bombeador

Na terceira matéria da serie sobre os homenageados pelo Poder Legislativo Municipal, vamos conhecer um pouco sobre o Prof. João Alberto Weissheimer, agraciado com a Comenda O Bombeador.

Nascido em Passo Fundo, ali concluiu o ensino Fundamental, Médio e Superior.

Formado em "Licenciatura Curta" em Estudos Sociais, em 1968, pela UPF; após prestar concurso, assumiu em maio de 1969 no Colégio SORG, onde lecionou historia por 3 anos.

Três vezes por semana vinha de Passo Fundo de manhã e retornava a tarde.

Em julho de 1970 prestou concurso. Sendo aprovado e tendo optado por lecionar na Escola Polivalente de Carazinho.

Entre 1975-1977 concluiu, seu curso de Férias, a "Licenciatura Plena" em História, na UPF.

Como um dos professores fundadores da Escola Polivalente, já lecionou História, Geografia, Educação Moral e Cívica e Ensino Religioso por mais de 30 anos.

Exerceu também as funções de Coordenador de Conselheiro de Turma e

Coordenador do Centro Cívico da Escola; desempenhou também por 2 períodos a Vice-Direção do educandário.

O Professor João sempre considerou a atual Escola Érico Veríssimo seu 2° Lar, pois, após anos e anos de interação com alunos, pais, professores e comunidade viu ser constatada a aprovação pelos Carazinhenses da filosofia adotada pela escola, e o crescimento no dia-a-dia, as vitórias alcançadas, o conceito crescente na região, sentia orgulho, prazer, realização, em fazer parte do Corpo Docente e dizer a "minha" Escola.

Citando "Winston Churchill", pude afirmar que "...Lá deixei sangue, suor e

Lágrimas!”

Aposentado em 1996, quatro anos após realizou novo Concurso e, aprovado, retomou com regime de 20hs, em 2001 a Escola Érico Veríssimo onde permaneceu até fevereiro de 2008.

Desde então procuro viver em paz com as pessoas e com o mundo, sob as bênçãos Divinas, crente de ter, mesmo que modestamente, colaborado com uma ínfima parcela, para a educação e o crescimento moral, social e intelectual de milhares de jovens carazinhenses.

Patrick René - ASCOM