Grande público acompanhou a Audiência Pública promovida pelo Legislativo que debateu a LOA 2012

Objetivando a transparência e a participação popular cidadã nas decisões tomadas pelo poder Público o Legislativo Municipal promoveu na noite de quarta-feira, 14, Audiência Pública que debateu a Lei Orçamentária de 2012.

A audiência contou com a participação de diversos segmentos da sociedade como Sindicato Rural-SR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho da Comunidade, Patronato Santo Antônio, Associação dos Professores, entidades Ligadas ao Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e comunidade em geral que em sua maior parte reivindicou melhor infraestrutura em específico aos bairros da cidade.

No decorrer dos trabalhos foi apresentado à origem da receita e onde serão aplicados os recursos do município no ano de 2012. A explanação foi feita pelo responsável pelo orçamento Daniel Schu.

A presidente Sandra Citolin está inovando com a realização de uma audiência pública adicional para ouvir a comunidade acerca do orçamento, "a ideia surgiu diante da reduzida participação popular nas audiências realizadas pelo Executivo, na audiência que antecedeu o orçamento apenas uma pessoa se fez presente, por esse motivo resolvemos promover essa audiência que alcançou participação popular bem maior. Estamos aqui em grande número para tomar conhecimento onde está sendo aplicado o recurso do município e também apresentando sugestões para aplicabilidade desse recurso".

O vereador Paulino de Moura que assumiu a posição de Líder de Governo explanou para os presentes a intenção do executivo em complementar a Lei de Auxílios e Subvenções com a destinação de R$30 mil para cada vereador aplicar em entidades. Paulino ainda frisou a intenção do executivo em apresentar veto as emendas que sejam abusivas e superem o valor proposto.

Algumas propostas foram colocadas pelos segmentos representados, dentre elas destacaram-se a melhoria na infraestrutura dos bairros e do interior que possui aproximadamente 450 km de estradas e está recebendo pouca atenção do Executivo Municipal, outra sugestão refere-se à destinação de um maior recurso para o Conselho da Comunidade para implantação de uma padaria, para que os detentos possam produzir o pão consumido no PECAR e também foi apresentada pela classe representativa dos professores a reivindicação para aplicação do piso nacional para classe no ano de 2012.

Foram convidados a participar da audiência os Secretários Municipais, sendo que nenhum se fez presente, da alçada do Legislativo prestigiaram o evento os vereadores Edir Chitolina, Paulino de Moura e Erlei Vieira. Outra forma de acesso a população foi à transmissão online que recebeu diversas considerações através do telefone.