Secretário da Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

Atendendo a convocação do Poder Legislativo durante o grande expediente da sessão ordinária da última segunda-feira o secretário da saúde, Mauro Mazzutti prestou esclarecimentos sobre a falta de remédios e informou sobre o andamento de dois importantes projetos para o município, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24H e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD. Outro tema abordado foi a forma que será aplicado os R$200 mil destinados pelo legislativo para cirurgias eletivas.

Referente a falta de medicamentos que é uma constante cobrança do Legislativo, realizada com maior ênfase pelo vereador Felipe Sálvia, Mazzutti informou que o estoque está sendo normalizado e a maior parte dos medicamentos chegou na tarde desta segunda-feira. Existem alguns medicamentos que ainda estão em falta devido a demora na entrega dos fornecedores.

O vereador Felipe Sálvia solicitou ao secretário que sejam tomadas providências para que a falta de medicamentos não ocorra mais e seja realizado um planejamento para compra dos medicamentos, sendo que é possível evitar esse transtorno a população apenas com medidas administrativas.

Com relação ao projeto da Unidade de Pronto Atendimento UPA-24H, o secretário informou que no momento está sendo contratado um profissional para desenvolver as plantas complementares como a do gás, "foi realizado o primeiro certame licitatório e nenhuma empresa credenciou-se para realizar o serviço, nos próximos dias será realizado outro, caso haja vencedores seguirá a execução do projeto, se persistir a licitação sem interessados o município poderá contratar diretamente a empresa".

Já com relação ao CAPS Álcool e Drogas Mazzutti informou que o projeto está em andamento e não aconteceu até hoje devido à falta de espaço físico para implantação, tendo em vista que a equipe técnica em sua grande parte já existe e está atuando junto ao ambulatório de dependência química, "a ideia é instalar o CAPS AD junto ao Hospital Operário local onde hoje está funcionando o ESF Operário", Mazzutti ainda destacou a ideia de dar atenção aos dependentes, mas priorizar as pessoas que querem viver e procuram diariamente a secretaria atrás de exames, cirurgias, medicamentos e outros serviços.

O vereador Erlei que solicitou a presença do secretário no Legislativo colocou a importância do projeto para consolidar a rede de atenção ao dependente químico, tendo em vista que existem diversos serviços, porém o mais importante que é o ambulatório de dependência química o município oferece, mas é deficitário, o acompanhamento após a desintoxicação e é nesse foco que o CAPS AD irá atuar, evitando que o dependente recaia e irá acabar com as filas e oferecer um acolhimento imediato aos pacientes que procuram ajuda.

Erlei ainda discordou do secretário na sua afirmação que a prioridade da saúde é as pessoas que escolheram viver excluindo desse grupo os dependentes químicos, "tenho o maior respeito pelo secretário, mas um exemplo de pessoa que foi dependente que quis viver sou eu e estou aqui hoje, não são todos dependentes que não querem ajuda, diariamente sou procurado por diversas pessoas que imploram auxílio. É preciso tratar a dependência como um problema de saúde pública, inclusive o alcoolismo, conforme manual do ministério da saúde está elencado como maior problema de saúde pública do Brasil".

O vereador ainda destacou a situação dos familiares que ocasionam gastos ao Sistema Único de Saúde, pois quando um membro da família é dependente toda família adoece, "tenho exemplos de mães, pais e irmãos, enfim, que adquirem depressão e até mesmo sofrem agressões através do contato com o usuário, o contexto é mais amplo e precisamos sim priorizar isso porque além de ser um problema de saúde pública é uma questão de segurança".

Outra consideração do vereador foi quanto ao número de dependentes químicos apontados em Carazinho pelo secretário, "temos no mínimo 5% da população dependente do álcool ou das drogas não somente 100 pessoas, acredito que essa informação esteja desencontrada e o secretário deve interagir mais com a sua equipe porque 100 pessoas atendo mensalmente aqui na câmara".

Erlei destacou ainda quanto à questão da otimização do recurso, "acredito que com o orçamento que é aplicado na dependência química atualmente é possível realizar um trabalho melhor e isso passa pela instalação imediata do CAPS AD, se o problema é um espaço vamos alugar um prédio isso irá representar um custo mínimo e terá o resultado imediato que precisamos".

Em se tratando do recurso economizado pelo legislativo e destinado para as cirurgias eletivas da monta de R$200 mil o secretário inicialmente demonstrou a intenção de aplicar o recurso casado com um mutirão que será realizado pelo Governo do Estado, porém isso só aconteceria até julho do ano que vem.

O vereador Eugenio Grandó demonstrou preocupação com o plano de aplicação apresentado por Mazzutti, "se for realizada dessa forma como o secretário afirmou existe o risco eminente do dinheiro cair no orçamento comum e não ser utilizado para o fim que destinamos, queremos que o secretário envie para Câmara um plano de aplicação do recurso que garanta a agilização das cirurgias, é isso que estamos objetivando não que elas sejam realizadas até julho de 2012".

Diante dessa situação ficou acertado que será firmado um contrato com o Hospital de Caridade de Carazinho para realização dessas cirurgias e conforme possibilidade de realização, dos profissionais e do hospital serão realizadas o mais breve possível, quanto ao pagamento será realizado em sua totalidade ainda neste ano.

Por designação da presidente Sandra Citolin a comissão de saúde composta pelos vereadores, Élbio Esteve, Estevão de Loreno e José Jairo Scherer dos Santos irão fiscalizar a elaboração do plano de aplicação bem como a execução das mesmas.