Legislativos e Executivos da micro região discutem apoio ao HCC

Atendendo ao convite do Poder Legislativo de Carazinho, reuniram-se ontem à tarde no plenário da Câmara Municipal, representantes dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto e Tapera. Durante o encontro foram discutidas ações que podem ser realizadas para auxiliar o HCC a enfrentar a crise que assola os Hospitais Filantrópicos de todo Brasil.

É de conhecimento público que alguns Hospitais Filantrópicos fecharam as portas motivados pela deficitária remuneração oferecida pelo SUS, segundo o presidente do HCC, Azelar Kissman, o valor a cada ano se torna mais deficitário "considerando o valor repassado pelo SUS no ano de 1994 até os dias atuais o aumento do valor pago é de 54% sendo que os índices de correção menos onerosos superam os 500%, os materiais os serviços a despesa toda acompanhou esse índice, apenas o valor recebido não", ponderou o presidente.

O serviço que gera mais despesas ao HCC e se torna mais oneroso a instituição é a emergência, neste setor o SUS remunera apenas 30% do gasto restando para o HCC e aos entes públicos municipais custear um valor de 70% de déficit. As emergências refletem um problema nacional que está sendo enfrentado pela Presidente Dilma Rousseff que lançou no início da semana o programa "SOS Emergências" que visa estabelecer parcerias entre o Governo Federal e instituições privadas para oferecer um melhor atendimento aos pacientes. Inicialmente o programa será implantado nas capitais e posteriormente instalado em outros municípios.

Apesar dos números serem assustadores o HCC enfrenta dificuldades, mas está com um índice de déficit SUS em todos os serviços de 30% a baixo do valor referenciado no estado que é de 35%, esse número é alcançado graças aos atendimentos particulares recebidos pelo Hospital.

Após apresentar os números os municípios da micro região representados demonstraram a intenção de continuar auxiliando o hospital seja prestando subvenções como também enviando pacientes para realização de exames de diagnóstico e outros serviços como cirurgias eletivas que são adquiridos pelo município e podem gerar receita para instituição. Foi ventilado durante a reunião a inclusão do HCC no hall de prestadores de serviço da COMAJA, tendo em vista que os municípios integrantes deste consórcio utilizam-se do convênio para adquirir serviços para seus munícipes.

A presidente Sandra Citolin considerou que o evento alcançou sucesso já que os municípios demonstraram intenção de auxiliar o HCC, "acredito que juntos possamos melhorar o atendimento do HCC e proporcionar um melhor atendimento a população, essa é a nossa proposta, é isso que estamos discutindo aqui, se essa questão passa por aportes financeiros vamos estudar alternativas e buscar junto aos governos federal, estadual e municipal formas de auxiliar o nosso único hospital".