Acesso prioritário aos coletivos rodoviários é tema de reunião da Presidente Sandra Citolin

A presidente Sandra Citolin e o assessor do vereador De Loreno Tiago Meira Gomes receberam nesta segunda-feira, o encarregado da filial Carazinho da empresa Ouro e Prata, Pedro Américo M. Messerschimidt. Na oportunidade a presidente apresentou ao encarregado à situação envolvendo um funcionário da Câmara que possui necessidades especiais e não recebeu o acento prioritário num coletivo que tinha como destino a cidade de Porto Alegre.

Durante o encontro o encarregado da empresa Ouro e Prata apresentou a presidente à normatização do DAER que regula o transporte de passageiros em linhas estaduais, segundo Américo "os acentos prioritários são garantidos na origem da linha, no caso do funcionário da Câmara era Panambi, quando o ônibus está em trânsito segundo a portaria a empresa pode vender os acentos. Quanto às passagens interestaduais a legislação que regula é a federal tendo uma sistemática diferente às adotadas dentro do estado".

A presidente colocou a preocupação do poder Legislativo com o acesso às pessoas com deficiência, "a nossa preocupação é garantir o acesso igualitário para todos", pontuou.

Para dar andamento aos trabalhos e buscar maiores subsídios será convidado um representante do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência para participar de um próximo encontro onde serão discutidas ações para facilitar o acesso aos ônibus rodoviários, e também fomentar uma ampla discussão acerta das legislações estaduais e federais referentes às pessoas com deficiência.

Entenda o Caso:

No mês passado um funcionário do legislativo não teve acesso aos bancos prioritários às pessoas com deficiência. Após esse fato o vereador Estevão De Loreno apresentou requerimento à empresa Ouro e Prata solicitando que a empresa tomasse providências com relação ao que se refere ao atendimento prioritário a pessoas com necessidades especiais.