Cursos Profissionalizantes para Dependentes Químicos em recuperação

Dando continuidade ao projeto idealizado pela Empresa Einsteen10 em parceria com o vereador Erlei Vieira na última sexta-feira, reuniram-se na sala de reuniões do legislativo municipal a senhora Iná Brenner, coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental; Nair Silva Coordenadora da Saúde Mental;  Luis Rauber, proprietário do Einsteen10; Daniela Kochemborger, membro da equipe Einsteen10; Vera Suckau, Coordenadora do Yacamin; a presidente,  Sandra Citolin e o vereador Erlei Vieira .

Inicialmente foi apresentada a ideia aos novos parceiros do projeto e a intenção de capacitar os dependentes químicos os integrando ao mercado de trabalho, para com isso elevar o índice de dependentes em recuperação.

O vereador Erlei comentou que os dependentes em recuperação possuem por muitas vezes a auto-estima baixa, "o dependente quando está em recuperação em 90% dos casos se estava trabalhando perde seu emprego, e ao procurar outra situação profissional acaba não conseguindo conquistar, muitas vezes por não possuir qualificação, outras por preconceito dos empresários e com essa situação acaba levando a sua recaída", com a implantação deste projeto vamos acompanhar os dependentes e objetivar sua reinserção na sociedade, bem como trabalhar sua auto-estima.

Na oportunidade foi unanime a questão da inclusão dos dependentes em cursos existentes no Einsteen10, disponibilizando aos dependentes químicos bolsas de estudo.  Outro ponto discutido foi à questão das normas impostas aos dependentes que irão participar desta oportunidade de recomeçar sua vida profissional, como a participação em grupos de autoajuda, frequência nas consultas agendadas no ambulatório de dependência química e seguir corretamente o tratamento.

Para custear o projeto foi ventilada a possibilidade dos recursos serem provenientes do orçamento do Fundo Municipal Antidrogas - FUMAD, essa proposta será analisada juridicamente.

Ficou acertado entre os presentes que o projeto será adaptado com as sugestões coletadas na reunião.  Como próxima ação da equipe de trabalho ficou acertado que iniciativa será apresentado para o Conselho Municipal de Entorpecentes -COMEN.